top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ações sociais pelo mês da mulher culminam em Córrego do Ouro



As Ações Sociais prestadas pela Prefeitura Municipal, através da coordenadoria de Políticas para as Mulheres, ligada à secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), às mulheres macaenses, em homenagem ao seu mês de luta contra as desigualdades e retrocessos, culminaram, nesta quinta-feira (24), em Córrego do Ouro (Região Serrana), localizado a 35 km da cidade.



A principal praça do Distrito ficou repleta de equipes das várias secretarias e do Ceam Itinerante, com ações, orientações e indicação de serviços sociais, de direitos humanos, saúde/odontológicos, trabalho e renda e de educação no trânsito. Desta vez, a coordenadoria de Política para as Mulheres contou com mais um apoio, o da Associação de Moradores de Córrego do Ouro que, através do presidente Marceliel Barcelos, ofertou toda a estrutura logística, cedendo mesas, cadeiras e a tenda da provedora de Internet Alternativa para a instalação das equipes.



Em Córrego do Ouro as mulheres e suas famílias puderam ser atendidas entre 9h e 12h, com os seguintes serviços: Orientações jurídicas e de direitos da mulher (Ceam), oficina de artes manuais (Espaço Mulher Cidadã); Balcão de emprego e orientações sobre a segunda via da Carteira de identidade (secretaria de Trabalho e Renda); Aferição de pressão arterial, medição de peso/altura para fazer o índice de massa corpórea (IMC), agendamento de preventivo e mamografia nas mulheres acima de 50 anos (ESF - Estratégia Saúde da Família); Agendamento odontológico, inclusão, cadastramento (coordenadoria Especial de Odontologia); Orientações sobre os cuidados e informações acerca de castração, vacinação e atendimento veterinário para cães e gatos (UBS Animal); Atendimentos sobre Alvará, CNPJ, declaração anual de rendimentos - IR pessoa jurídica, IPTU da região (Macaé Facilita).



Além destes, houveram ainda, as orientações da Patrulha Maria da Penha (GM) acerca do trabalho de salvaguarda das mulheres e garantia dos seus direitos e a Blitz Educativa com Educação no Trânsito (Mobilidade Urbana).



De acordo com a coordenadora de Política para as Mulheres, Jane Roriz, o diferencial deste atendimento feito na Região Serrana, foi a parceria da associação local e a junção de outros serviços como os que foram oferecidos pela ESF de córrego do Ouro, da USB Animal, com o atendimento do veterinário Júlio Braga e o do Macaé Facilita.



- Hoje se encerram as ações sociais com orientações sobre direitos, saúde e cidadania da mulher macaense formatada pela integração das secretarias municipais. Tivemos a força do secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso e o apoio do nosso prefeito Welberth Rezende, que tem feito um governo transparente, direcionado a todos os munícipes. Mas, não paramos aqui, pois nesta sexta-feira (25) teremos o Dia Laranja, no Solar dos Melo com a Roda de Conversa sobre “Os direitos das mulheres na perspectiva dos novos tempos” e na próxima quinta-feira (31) encerraremos o mês da mulher com nossa Webinar, às 10h, sobre “O trabalho e as possibilidades de atuação das polícias no enfrentamento a violência - O olhar das mulheres na segurança pública”, anunciou Jane.



Destaques de Córrego do Ouro – Convidada para participarem da edição da Ação Social em Córrego do Ouro, a Estratégia Saúde da Família (ESF) apresentou inúmeros serviços, dentre eles a aferição de pressão arterial, medição de peso/altura para o IMC – Índice de Massa Corpórea, agendamento de preventivo e mamografia nas mulheres acima de 50 anos. “Esse serviço faz parte da rotina de trabalho da ESF de Córrego do Ouro, localizada próximo à escola Pedro Adame, com atendimento das 7h às 18h, de segunda à sexta-feira, com o objetivo de promover a saúde, prevenir as doenças, reabilitação, educação em saúde para o cidadão a partir de zero anos de idade”, explicou a enfermeira gerente, Juliana Tatagiba, revelando que a equipe foi formada por duas enfermeiras, seis agentes comunitários de saúde (ACS) e mais acadêmicos da UFRJ e que a ESF atende ao Distrito que possui cerca de sete mil habitantes - quatro mil no território central e três mil nas fazendas, desde a BR até o limite com Trapiche, fazendo uma média de 60 a 100 atendimentos/dia.



Outro diferencial apresentado na Região Serrana foi o Macaé Facilita, que agregou vários serviços, informando tudo sobre a Casa do Empreendedor, Procon, Trabalho e Renda e Sebrae. A representante do Macaé Facilita, Lilia Schotte, mostrou aos participantes da Ação Social, os procedimentos que são executados pela Casa do Empreendedor como os atendimentos de alvará, CNPJ, certificados e elaboração de currículos para enviar por e-mail, impressão de boletos, declaração anual de rendimentos (IR) pessoa jurídica, IPTU da região, orientações do Sebrae e todo apoio ao Mei (Micro empreendedor Individual). “Efetuamos ainda, alguns serviços online, como o título eleitoral, a certidão de quitação eleitoral, a senha do gov.br e a carteira de trabalho, além da segunda via do CPF, o agendamento da Identidade e o seguro desemprego oferecidos também pelo cadastro do Trabalho e Renda. Aqui em Córrego do Ouro, o Macaé Facilita funciona ao lado do Banco Itaú, em frente à praça principal”, ressaltou Shotte.



A programação do mês da Mulher prossegue nesta sexta-feira, (25), no Solar dos Melo, com o Dia Laranja - “Os direitos das mulheres na perspectiva dos novos tempos” e no dia 31 (sexta-feira), às 10h, com um Webinar (transmissão ao vivo) sobre “O trabalho e as possibilidades de atuação das polícias no enfrentamento a violência - O olhar das mulheres na segurança pública” (Para participar será necessário solicitar link de acesso pelo e-mail: ceam@macae.rj.gov.br).



* texto e fotos: Jornalista Lourdes Acosta \ Comunicação Desenvolvimento Social


1 visualização0 comentário
bottom of page