top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ação em conjunto mostra importância de informação sobre saneamento

Conscientização para incentivar a ligação dos domicílios à rede de esgoto aliou conhecimento e diversão para crianças e adultos



A força tarefa formada pela BRK, Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria Municipal Adjunta de Saneamento realizou uma ação no último final de semana, comprovando que a informação é a melhor arma para a conscientização sobre a importância do saneamento. O evento especial, que aconteceu na Feira da Agricultura Familiar da Praia do Pecado (Beco das Artes), atraiu muitas pessoas interessadas no tema, incluindo adultos e crianças.


Isso porque o espaço reservado à orientação para que a população soubesse quando e como pode se ligar à rede instalada, com distribuição de materiais impressos, também se transformou em uma área para falar de cidadania de forma lúdica e divertida com as crianças. E a abordagem desde a infância, com brincadeiras e interatividade, foi elogiada por colaborar na formação de cidadãos para o futuro.

- É muito importante falar sobre meio ambiente, higiene, lixo no lugar correto e tratamento de esgoto para as crianças. Essas ações contribuem muito para a saúde – pontuou Shirley da Conceição de Sena, mãe do pequeno Christopher, de 5 anos, que se divertiu com os jogos educativos.



O diretor da BRK, Ricardo Santiago, destaca que as obras para ampliação do sistema para coleta e tratamento de esgoto visam mais qualidade de vida e saúde. Porém, depende de uma parceria de todos:

- Para que o ciclo do saneamento funcione plenamente, incluindo a coleta e tratamento de esgoto, todos tem um papel importante. E a conscientização é fundamental para que esse esforço conjunto dê certo – disse o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago.



O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, destacou que as ações realizadas em conjunto têm contribuído para a destinação ambientalmente adequada dos esgotos sanitários no município:

- A Feira da Agricultura Familiar é um ótimo local para encontrar o cidadão. E essa parceria entre as secretarias de Ambiente e Sustentabilidade e Adjunta de Saneamento com a BRK se faz muito necessária para conscientização sobre a necessidade da ligação para o devido tratamento do esgoto – explicou o secretário Juninho Luna.



A organizadora da Feirada Agricultura Familiar, Miriam Marins, também destacou a importância da união de esforços no cuidado com o meio ambiente: “Cada um tem que fazer a sua parte se educar e educar o próximo sobre o cuidado com o meio ambiente, pois falar de tratamento de esgoto, consumo consciente e destinação correta do lixo é falar de vida e saúde”, finalizou.


* Carlos Vinicius Fernandes / Por Assessoria BRK / Fotos: Divulgação BRK.



9 visualizações0 comentário
bottom of page