top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Audiência pública na Alerj discute combate à violência escolar


Deputada, Carla Machado (PT), na última audiência da Comissão da Criança, Adolescente e Idoso da Alerj (Foto: Paulo Pinheiro)


Encontro convocado pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso reúne especialistas, professores e estudantes nesta quarta-feira (10/5), às 11h


A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza audiência pública nesta quarta-feira (10/5) com o tema “Violência na escola e contra a escola”. A reunião será às 11h, no auditório do 18º andar, no Edifício Lúcio Costa, na sede da Alerj (Rua da Ajuda 5 - Centro - Rio de Janeiro), e terá transmissão pelo YouTube Alerj Digital.


“Vamos ouvir estudiosos sobre esse tema tão relevante para a sociedade”, disse o deputado Munir Neto (PSD), presidente da Comissão. A audiência foi sugerida pela deputada Carla Machado (PT), membro do colegiado, após recentes episódios de ataques e ameaças a escolas no Rio de Janeiro e no Brasil. “Precisamos urgentemente dialogar com diferentes atores sobre o cenário preocupante hoje nas nossas escolas”, comentou.


Haverá palestras de autoridades no assunto: os professores Ana Karina Brenner, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), e Diogo Andrade, do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ); a psicóloga Naura dos Santos Americano, coordenadora do Centro de Mediação da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Cejusc/TJRJ), e Suely Ferreira Deslandes, mestre em Saúde Pública do Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A programação contará ainda com o depoimento da jovem estudante Pérola Magalhães, mobilizadora da ‘Rede Não Bata, Eduque’.


Foram convidados pesquisadores e especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das universidades UFRJ, UniRio, Uerj, UFF e Souza Marques; da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (Acterj), da Sociedade de Mediação de Conflitos (Somec- RJ), além de psiquiatras e outros profissionais de saúde.


Palestras:


Ana Karina Brenner - Professora da Faculdade de Educação da Uerj, representante do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) - Tema: ‘A escola como lugar de liberdade e criação no convívio com a diferença’.


Diogo Andrade - Professor e diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) - Tema: ‘Fracasso escolar: quem abandona a escola é o poder público - um olhar sobre a saúde mental da comunidade escolar’


Naura dos Santos Americano - Psicóloga e mediadora judicial, coordenadora do Centro de Mediação da Capital (Cejusc/TJRJ) e da Sociedade de Mediação de Conflitos (Somec- RJ) - Tema: ‘A importância da mediação de conflitos escolares’


Pérola Magalhães- Estudante de dança na Escola Técnica Estadual Adolfo Bloch (Eteab), mobilizadora da ‘Rede Não Bata, Eduque’, gremista da Faetec - Tema: ‘O protagonismo dos jovens diante da violência nas escolas’


Suely Ferreira Deslandes - Cientista social e mestre em Saúde Pública, atua no Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) - Tema: ‘Violências contra as escolas, tema atual e emergente’.


SERVIÇO:


Audiência pública da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

TEMA: Violência na escola e contra a escola.

DIA: 10/5/2023 - quarta-feira

HORÁRIO: 11 horas

LOCAl: Auditório do 18º andar do Edifício Lúcio Costa, sede da Alerj - Rua da Ajuda 5, Centro - Rio de Janeiro/RJ


MAIS INFORMAÇÕES:


Assessoria de Imprensa

Deputado Munir Neto

Leila Magalhães e Hugo Leão - (21) 99551-6355 / 99674-3678

Deputada Carla Machado

Rosayne Macedo - (21) 98117-7187 / romacedo.alerj@gmail.com


* Com informações da Alerj

2 visualizações0 comentário
bottom of page