top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Aprimoramento: profissionais do Ceam em Macaé passam por capacitação



Com objetivo de refletir sobre os parâmetros, diretrizes, normas técnicas e legislações que amparam o atendimento às mulheres em situação de violência, os servidores do Centro Especializado de Atendimento à Mulher “Pérola Bichara Benjamim”, de Macaé, participaram nesta quarta-feira (9), de forma presencial e online do Ciclo Regional de Capacitação Continuada, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

A atualização, que visa oferecer um atendimento de excelência à população feminina, teve como público-alvo as equipes multiprofissionais, agentes administrativos, recepcionistas, motoristas e as gestoras dos programas e dos organismos governamentais de políticas para as mulheres.

Os participantes apreciaram o breve histórico da luta pelos direitos da mulher no Estado do Rio de Janeiro, apresentado por Edna Calheiros, presidente do Cedim e acompanharam a apresentação de temas como: “Os Ceams como articuladores dos Serviços e dos organismos governamentais e não governamentais”, “Norma Técnica de Uniformização dos Ceams”, “Conceituação”, “Objetivos e princípios norteadores da Intervenção do Ceam”, “Diretrizes Gerais sobre o funcionamento e atendimento dos Ceams”

De acordo com a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, esta capacitação foi uma oportunidade única de troca de experiências que envolveu vários municípios, além de contribuir com o serviço que possa garantir um atendimento de excelência à mulher.

- Foi muito importante o conhecimento, a troca de experiência e as reflexões que foram feitas. Este encontro regional com profissionais que atuam no norte e no noroeste do Estado foi enriquecedor. Quanto a nós, o nosso dia a dia, a nossa forma de acolhimento à mulher precisa ser sempre pautada nas normas técnicas, legislações e nossas ações necessitam de aperfeiçoamento. Em nossa equipe técnica, cada um tem um olhar e uma forma de conduzir que precisam ser unificadas. Então, esta foi uma oportunidade única de atualização para colocarmos em prática – destacou Roriz.

Para a assistente social Sandra Caldeira, que participou ativamente da qualificação oferecida, o encontro objetivou tanto promover conhecimento acerca das questões sociais em relação às mulheres, como possibilitar momentos de integração social e humana entre os componentes da equipe. “Muito importante a coesão da equipe no trabalho cotidiano, de modo a promover um ambiente saudável e assertivo das decisões a serem tomadas na proteção da mulher. É relevante dizer ser necessário ‘cuidar de quem cuida’. A apropriação de conteúdo sobre o universo familiar, social, trabalhista, dentre outros aspectos da vida das mulheres é essencial para nos balizar, bem como a troca de experiências com outros serviços especializados e toda a rede de proteção municipal e/ou estadual e federal, assegurou.

A capacitação da equipe multidisciplinar do Ceam Macaé, faz parte das ações comemorativas ao mês da Mulher e reforça sua atuação nos programas prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, no Disque-Mulher e orientações sociais e jurídicas prestadas pelo equipamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade.

* Comunicação Desenvolvimento Social \ Fotos: Bruno Campos

Prefeitura de Macaé \ Secretaria de Comunicação Social \ Coordenadoria de Jornalismo


Patrocinado:






9 visualizações0 comentário
bottom of page