top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ambiente e ICMBio em Macaé fortalecem a parceria


Reunião da Secretaria de Ambiente e ICMBio, nesta sexta, reforça a parceria para a realização de ações de proteção ambiental

Foto: João Barreto / reprodução internet.


As prioridades da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé são transformar as unidades de conservação em áreas de lazer e turismo sustentável e garantir a função básica dos parques naturais de recreação e contato com a natureza de forma que as pessoas se divirtam e aprendam a respeitar o patrimônio natural. Para realizar ações conjuntas de infraestrutura com proteção ambiental, a Secretaria de Ambiente está fortalecendo a parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que administra o Parque Natural Restinga de Jurubatiba.

O novo secretário de Ambiente, José de Luna Júnior, se reuniu com o chefe do Parque de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, na sede administrativa do ICMBio, que fica em Macaé, na manhã desta sexta-feira (3). Ele disse que o objetivo do município é levar infraestrutura aos parques e garantir a preservação do patrimônio natural. Pessanha destacou que os parques devem despertar o desejo nos cidadãos de conhecerem essas unidades de conservação e, ao mesmo tempo, possibilitar que contemplem e respeitem a natureza. O chefe do Parque explicou que os parques nasceram basicamente para a recreação e contato com a natureza, o que os diferencia das demais unidades de conservação. O encontro focou nas ações desenvolvidas pelo ICMBio que podem contribuir para uma gestão ambiental no município a nível sistêmico. Macaé tem Espaços Territoriais Especialmente Protegidos como o Parque Municipal do Atalaia; a Área de Preservação Ambiental do Sana; APA e Parque do Arquipélago de Santana e APA do Morro de Santana. O município tem também o Parque Natural Restinga do Barreto. “A Secretaria de Ambiente se coloca à disposição para diálogo e parceria, porque o Parque de Jurubatiba é de fundamental importância para o nosso município e a região”, disse Luna. O chefe do Parque respondeu com satisfação: “É um orgulho esse reconhecimento do Parque de Jurubatiba como de grande importância. Além da oportunidade de proporcionar à população o entretenimento e o contato com a natureza de forma sustentável ”, enfatizou. No final do encontro, o chefe do Parque anunciou que 12 vagas do curso de Brigadas Voluntárias, ofertado pelo ICMBio, serão destinadas ao município de Macaé, sendo seis para outubro e mais seis em dezembro. Luna destacou que todo o trabalho envolve união de esforços junto com as secretarias municipais de Turismo, Obras e outras. O secretário e o chefe do parque abordaram efetividade de gestão, proteção, visitação, programas, projetos e outros temas como estratégias de conservação, com destaque para a Rede Norte Fluminense de Trilhas que liga unidades de conservação na região. Também abordaram a compensação ambiental como forma de o município arrecadar e o modo de execução dos recursos pela administração pública. O Parque de Jurubatiba é uma unidade de conservação federal e ocupa os municípios de Macaé, Quissamã e Carapebus. Participaram da reunião, ainda, o coordenador de Fauna e Logística da Sema, Fernando Barreto; e o biólogo do ICMBio Marcos Cézar.

Foto: João Barreto / reprodução internet.


* Jornalista: Elis Regina Nuffer / Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:



Sou consultora:


🤍Mix Lar cama, mesa, banho e utilidades para o lar

💛Boticário

💜Eudora

🧡Racco

🤎Natura

💙Avon

💚Jequiti


Elis, ZAP: (22)99916.9625


Macaé.


4 visualizações0 comentário
bottom of page