top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Alunos do 6º ao 9º ano de Rio das Ostras voltam às salas de aula na segunda, dia 4

A partir desta semana, todas as escolas passam a funcionar no sistema híbrido, intercalando atividades presenciais e remotas


Salas foram reorganizadas para garantir o distanciamento seguro entre os alunos

Foto: Cíntia Rocha


Com o reinício das aulas presenciais para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta segunda-feira, 4 de outubro, a Rede Municipal de Rio das Ostras cumpre a meta de retomar as atividades de forma segura. Desde o início da pandemia, a Prefeitura preparou as escolas para o retorno gradual no sistema híbrido, com as turmas divididas em dois grupos que se intercalam, a cada semana, entre atividades realizadas nas unidades de ensino e de forma remota.


Responsáveis elogiaram os protocolos de segurança seguidos pelas unidades de ensino Foto: Cíntia Rocha


Os primeiros a voltar a estudar no modelo híbrido, em 20 de setembro, foram os alunos das Creches III, IV, Pré I e Pré II. Na última segunda, 27, foi a vez dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Módulo I do EJA começarem a frequentar as escolas. Todos os preparativos e medidas protetivas adotadas estão no “Plano de Retomada das Aulas Presenciais”, elaborado por representantes das secretarias de Saúde, Bem-Estar Social, Educação, dos diretores de escolas privadas, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e de Professores, entre outras instituições.


Aulas acontecem no sistema híbrido, com rodízio de atividades presenciais e remotas

Foto: Cíntia Rocha

Pais e responsáveis elogiam a forma como as escolas se prepararam para o retorno presencial, seguindo todos os protocolos, do distanciando das carteiras à disponibilização de álcool 70º para a higienização das mãos. Os alunos têm a temperatura aferida na entrada, não usam diretamente o bebedouro – estão recebendo garrafinhas para água – e utilizam máscaras de proteção, que também foram distribuídas pela Prefeitura. Os elogios a essa infraestrutura se estendem à equipe de profissionais de Educação, que criaram um ambiente de acolhida.


Os alunos receberam garrafinha para água e não devem usar diretamente os bebedouros Foto: Cíntia Rocha


“Minha filha estava relutando em ir às aulas presenciais e agora, quando chega em casa, não vê a hora de voltar para a escola no dia seguinte. Num momento tão difícil como o que estamos vivendo, temos que reconhecer o trabalho que a escola realiza e quero parabenizar e agradecer a professora Rejane”, afirmou Rogéria Fernandes Ribeiro, mãe de Laís, que cursa o 5º ano na Escola Municipal Fazenda da Praia.


MÚSICA E EDUCAÇÃO - Para recepcionar com alegria estudantes e professores no retorno presencial, integrantes do projeto Música e Educação se apresentaram na última segunda-feira, 27, na Escola Municipal Sebastião Loubach. A data era festiva para a unidade, localizada em Cidade Praiana, que completava 17 anos. O projeto, que foi implantado em algumas escolas, conta com aulas de flauta, cavaquinho, violão e canto coral. As atividades também são oferecidas no sistema remoto por meio da plataforma EVirtu@l Aluno.


Vale lembrar que, antes do reinício das atividades, todos os responsáveis ou alunos, se maiores de 18 anos, assinaram o “Termo de Opção, Ciência e Responsabilidade”, no qual escolheram o ensino híbrido/escalonado ou apenas remoto. O documento também contém orientações sobre normas de segurança sanitária, organização da escola para retorno das aulas presenciais e informações pedagógicas.


* ASCOMTI Rio das Ostras.


Patrocinado:



Contato ateliê Gabimix


Face:

https://www.facebook.com/ateliegabimix/


Instragran

https://www.instagram.com/ateliegabimix/?utm_medium=copy_link




2 visualizações0 comentário
bottom of page