• Jornal Esporte e Saúde

Aedes: cuidados devem ser redobrados na Primavera



A Secretaria de Saúde de Macaé alerta que a temperatura mais elevada e chuvas frequentes durante a Primavera, propiciam a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com isso, as ações de controle do mosquito devem ser redobradas.


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) faz um trabalho contínuo nos bairros com visitas domiciliares e em pontos estratégicos, além de pulverização com carro fumacê para controle do mosquito na forma adulta. Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. A equipe do CCZ lembra que a eliminação dos criadouros do mosquito é a forma mais adequada de prevenção.


Durante esta semana os agentes de endemias irão atuar em pontos estratégicos dos bairros Costa do Sol, Miramar, São Marcos, Virgem Santa, Barra de Macaé e Cavaleiros realizando inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos, através de bombas aspersoras.


* Culex - Os agentes do CCZ vão percorrer os canais Macaé-Campos, Ajuda de Baixo e Jardim Esperança fazendo o levantamento do índice larvário do pernilongo, através da técnica de conchadas. A técnica consiste na coleta de água do canal para verificar a quantidade de larvas. A partir das amostras, os agentes fazem a aplicação de larvicida biológico. O controle químico é feito com máquina pulverizadora costal ao longo das margens dos canais.


* Roedores - A equipe de desratização fará o trabalho de controle de roedores nos bairros Cajueiros (03/11), Aroeira (04/11), Barra de Macaé (05/11) e Centro (06/11).


* Jornalista: Genimarta OliveiraFoto: Arquivo Secom / Maurício Porão\Prefeitura de Macaé/Secretaria de Comunicação Social/Coordenadoria de Jornalismo.




5 visualizações0 comentário