top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

7 de setembro: comemorações do Dia da Independência na Zona da Mata e Vertentes são canceladas

Prefeituras de Juiz de Fora, Muriaé, Viçosa, Barbacena e Ubá confirmaram que neste ano não será realizada a tradicional parada cívico-militar.


Desfile 7 de setembro Juiz de Fora — Foto: Roberta Oliveira/G1

No próximo dia 7 de setembro, feriado da Independência, pelo 2º ano consecutivo os tradicionais desfiles não ocorrerão em algumas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes.

A medida foi adotada pelas prefeituras de Juiz de Fora, Barbacena, Ubá, Muriaé e Viçosa com o intuito de evitar aglomerações por causa da pandemia de Covid-19. Já em Leopoldina, está previso hasteamento da bandeira do Brasil. O evento será realizado na Praça Municipal, no Centro da cidade, às 10h. Desfiles são cancelados por causa da pandemia de Covid-19 Juiz de Fora Segundo a Prefeitura, não há programação organizada pelo Executivo. O G1 perguntou o motivo, mas não foi respondido.

Ubá Segundo a Prefeitura de Ubá, não será realizado nenhum evento relacionado ao dia 7 de setembro. A medida deve-se em atenção aos cuidados que a Covid-19 ainda deve inspirar em toda a comunidade.

Muriaé Em Muriaé também não terá programação especial para o Dia da Independência. O motivo, segundo o Executivo se dá pela pandemia. "Mesmo com a vacinação adiantada e com situação hospitalar tranquila no momento, optamos por não provocar aglomeração, uma vez que os desfiles sempre atraem muitas pessoas para a rua", explicou a Prefeitura. Também foi cancelada a cerimônia do Dia do Muriaaense, celebrado na segunda (6).

Viçosa

Também por causa da pandemia, não haverá nenhuma atividade relacionada ao 7 de setembro na cidade.

O G1 questionou o motivo pelo qual nenhuma programação será realizada, visto que o município está na Onda Verde do 'Minas Consciente'. A Prefeitura explicou que mesmo na Onda Verde, as medidas para evitar aglomerações permanecem e que o foco da Administração está no planejamento da programação para o aniversário da cidade, que completa 150 anos no fim do mês.


Barbacena

Na cidade, localizada no Campo das Vertentes, os tradicionais desfiles cívicos também não irão ocorrer. O motivo, segundo a Prefeitura, é a pandemia de Covid-19.

Vale ressaltar que no município, as aulas presenciais foram liberadas, entretanto, nenhuma programação foi planejada pelas instituições.

7 de setembro

Em 7 de setembro de 1822 foi proclamada a Independência do Brasil pelo então imperador Dom Pedro, às margens do Rio Ipiranga.

Com isso, o Brasil rompeu a ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

* Por G1 Zona da Mata.


5 visualizações0 comentário
bottom of page