top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

5 dicas para não deixar de treinar nos dias frios

Especialista da Totalpass mostra como se organizar para praticar exercícios físicos no inverno e os benefícios do hábito


Foto: divulgação


Praticar atividades físicas na estação mais fria do ano não é uma tarefa fácil, afinal, o que é mais gostoso e aconchegante do que um cobertor quente no inverno, não é mesmo? Apesar disso, é importante que as pessoas não abandonem os treinos nas épocas mais geladas e encontrem formas de driblar a preguiça, principalmente porque há uma série de benefícios nesse hábito.


Segundo Pedro Coelho, profissional de Educação Física da TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil, treinar nessas condições pode potencializar a queima de gordura, porque o nosso corpo gasta mais energia para manter o equilíbrio da própria temperatura. “Com os exercícios, a circulação sanguínea aumenta, ajudando a impedir que algumas doenças apareçam, como a hipertensão ou o infarto”, afirma. “Além disso, nosso sistema respiratório fica mais eficiente no processo de hematose, melhorando a energia para as tarefas do dia a dia”, completa.


Para te ajudar a levantar da cama e conseguir explorar todas essas vantagens, o especialista separou 5 dicas para não desistir de treinar no frio:


  1. Escolher um horário

Identificar o melhor horário para praticar atividades físicas é ideal quando os termômetros diminuem, tanto no sentido de adaptação à rotina, como para “enganar” o tempo. “Pela manhã, as temperaturas costumam ser ainda mais baixas, gerando um empecilho principalmente para aquelas pessoas que são adeptas dos exercícios logo cedo. Por isso, trocar o horário de treino para meio-dia ou ao final da tarde pode ser uma opção”, diz Coelho. “Por outro lado, quando a pessoa apenas tem disponibilidade para treinar nas horas mais geladas, a tendência é que ela fique mais motivada por saber que precisa se superar para alcançar suas metas”, complementa.


  1. Organizar roupas e objetos de treino

A indisposição para se exercitar no frio também se aplica a outras ações pré-treino, como organizar objetos fitness antes de ir para a academia. Por isso, é fundamental separar todos esses itens um dia antes. “Ninguém quer ter o trabalho de arrumar uma mochila com toalha, garrafa de água, relógio e roupas à toa, o que faz a organização feita com antecedência também funcionar como uma forma de incentivo. Isso sem falar que é uma maneira de poupar tempo e focar a concentração apenas em se transportar ao local do treino”, destaca o profissional de Educação Física da TotalPass.


  1. Ter parceiros de treino

Amigos e familiares podem motivar a prática de atividades físicas não só com palavras de incentivo, mas também sendo parceiros de academia. “Nessas situações, uma ótima dica é perguntar para o profissional de educação física quais são os treinos para duas pessoas. Dessa maneira, ambos se sentirão motivados nos dias mais frios, especialmente porque o desempenho dos dois tende a aumentar de acordo com a constância em que se exercitam”, pontua Coelho.


  1. Determinar metas

De modo geral, praticar exercícios envolve traçar metas, seja para melhorar o condicionamento físico, fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol, modelar o corpo, entre outras. No frio, esses objetivos precisam estar ainda mais claros para que a agenda de treinos seja cumprida corretamente. “Buscar o auxílio de especialistas do segmento ajuda a pessoa a entender o que ela quer fazer com o seu corpo. Tendo essa compreensão e descobrindo formas de otimizar esse processo, o indivíduo se sentirá ainda mais disposto para chegar até os resultados desejados”, reforça o especialista.


  1. Praticar atividades prazerosas

Apesar da importância em criar disciplina para uma rotina de treinos no frio, sair de casa para se exercitar deve ser uma atividade prazerosa, o que torna a escolha da atividade física fundamental. “Exercícios que fogem do básico, como dança, pilates, artes marciais e ioga, são dinâmicos e quebram a sensação de repetição mecânica. Na academia, todos também possuem seus equipamentos favoritos e utilizá-los é uma ótima pedida quando as temperaturas estão mais baixas”, finaliza o especialista.


Sobre a TotalPass


A TotalPass é uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil. Oferecida como benefício corporativo pelas empresas, a marca tem o objetivo de equilibrar o bem-estar físico e mental dos colaboradores, se destacando como um diferencial competitivo de seus parceiros. O aplicativo, que faz parte do grupo Bio Ritmo/Smart Fit, está presente no Brasil e no México e oferece mais de 250 modalidades distribuídas em mais de 7.000 academias e estúdios. Além disso, a plataforma conta com recursos focados em saúde mental, com mais de 400 áudios de meditação e mais de 5 mil psicólogos disponíveis para consultas online.


* Isabela Rodrigues \ assessora de imprensa \ MOTIM - www.motim.cc




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page