14º Festival Macaé Gastronomia e Cultura, uma exposição sobre a história gastronômica da cidade
- Jornal Esporte e Saúde
- há 1 dia
- 3 min de leitura

Foto arte: Divulgação
A orla da Praia dos Cavaleiros já está sendo preparada para receber um dos mais aguardados eventos da região, o 14º Festival Macaé Gastronomia e Cultura, promovido pelo Polo Gastronômico de Macaé. A associação de restaurantes, para comemorar os seus 15 anos, avança na proposta cultural do projeto e irá transformar quatro quarteirões da praia em um museu da gastronomia macaense. A exposição, que será aberta às 18h do dia 3 de setembro, começará com a travessia por um portal cenográfico de 4 metros de profundidade, representando a fachada do Hotel Palace, fundado em 1932. A proposta contou com pesquisas, histórica e fotográfica, para a sua produção. O festival irá até o feriado de 7 de setembro.
De acordo com o produtor cultural dos eventos do Polo Gastronômico de Macaé, Beto Brandão, o 14º Festival Macaé Gastronomia e Cultura será uma jornada por sabores e memórias da cidade. Nesta edição comemorativa, alguns dos pioneiros da gastronomia macaense, desde os anos 60, serão homenageados com fotos e suas histórias expostas em tótens e fachadas dos estandes do festival. A intenção é propiciar uma deliciosa viagem no tempo para quem quiser recordar ou conhecer a cultura da cidade por este prisma.
“Nós gostamos muito do que fazemos e por isso fazemos com carinho. Queremos retribuir às pessoas da cidade por nos frequentarem nestes 15 anos. Começamos fazendo pequenos eventos que tomaram uma grande proporção. Temos o apoio da Prefeitura de Macaé desde a nossa fundação e acredito que o sucesso venha da parceria entre a iniciativa privada e poder público. Estamos avançando e fazendo cada vez melhor”, frisa o presidente do Polo Gastronômico de Macaé, Renato Nicoli.
A jornada começa com a entrada em um pórtico cenográfico representando um dos prédios mais icônicos, o Hotel Palace do sofisticado Café Belas Artes, palco de encontros da sociedade, turistas e políticos influentes. O passeio se inicia na década de 60, no Centro da cidade. O público imergirá na história dos fundadores da gastronomia de Macaé, contada em um tótem e nas fachadas dos estandes. Serão trazidas as memórias do Restaurante La Távola, do Restaurante Lar de Maria, da Vita Sucos, da Buraco da Fechadura, da sorveteria Jobar, do Bar Zé Mengão, célebre por sua autêntica comida de boteco e drinks clássicos; das cervejarias Barril 2000 e Cariocão.
No segundo quarteirão do festival, estarão representados os tradicionais estabelecimentos do bairro Imbetiba, local que conquistou efervescência social e gastronômica com a chegada da Petrobras. O segundo tótem será dedicado ao Hotel Panorama, com seus eventos glamourosos; ao Bar Redondo, ao Varandão, ao Trailer do Demerval (pioneiro em hambúrgueres) e seu bistrô, à Nuvem de Mel, ao Ilhote Sul Imbetiba e ao quiosque Sorvete Sorriso. Um convite a rememorar ou para conhecer outras décadas da cidade.
Neste quarteirão será instalada a Cozinha Show, ponto alto do evento, onde os visitantes poderão assistir o preparo de receitas por grandes chefs convidados. O restaurante Mocambo será homenageado na Cozinha Show. Ele funcionou onde havia sido uma alfândega e hoje é o anfiteatro da Imbetiba. Ali também estará o palco Bico da Coruja, com diversos shows de artistas da região e convidados.
Já o terceiro quarteirão foi reservado à história dos estabelecimentos do Polo Gastronômico de Macaé (que foi criado como Polo Gastronômico dos Cavaleiros), contada no terceiro tótem, e à celebração dos 15 anos da associação. Os visitantes poderão recordar o Lucca Ristorante, primeira adega da cidade; o Mariscos, o Pedrinho, o Tom e Jerry, o Amizade e o Tokyo Jazz. Todos os estandes serão especialmente decorados, remontando memórias com azulejos e estilos de identidade. Nesse espaço também estarão expostos o Selo Comemorativo de 15 Anos do Polo Gastronômico de Macaé e obras do fotógrafo Livio Campos.
Para reviver os eventos do Polo Gastronômico e sua história ao longo destes 15 anos, valerá um passeio pelo quarto quarteirão. Nele também estarão as novidades desta edição. Além de área de recreação infantil, haverá, pela primeira vez, um palco exclusivo com programação para as crianças e com uma grande área de estar para convívio social e relaxamento. Fora isso, a Feira do Produtor de Macaé estreará do festival. Do quarto tótem, constarão informações sobre os produtos da região, entre eles cachaça, mel e hortifrutigranjeiros orgânicos. Será também o local dos quiosques das paróquias convidadas, Santo Antônio e Nossa Senhora da Glória.
O 14º Festival Macaé Gastronomia e Cultura, com entrada franca, nos dias 3 e 4 de setembro, estará aberto das 18h às 0h; no dia 5, das 18h às 01h; no dia 6, das 12h às 01h e no dia 7, das 12h às 21h. Em breve serão divulgados os pratos especiais, a programação da Cozinha Show e as atrações artísticas. O festival é patrocinado pela Viana Offshore (patrocinador master) e pela Brascabo Products & Services e recebe apoio institucional da Prefeitura de Macaé. Mais informações no Instagram @polomacae.

* AL Assessoria de Imprensa / Jornalismo Profissional / Macaé-RJ.
Comments