top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

WSL: Filipinho e Italo avançam no Rio Pro e garantem inédita semifinal 100% brasileira

Campeão olímpico passa por Miguel Pupo e encara o irmão dele Samuel Pupo, por uma vaga na final. Já o líder do ranking terá Yago Dora como adversário nesta terça. Chamada será às 7h

Pela primeira vez na história quatro brasileiros vão fazer uma semifinal de etapa do Circuito Mundial de Surfe. Nesta segunda, na Praia de Itaúna, em Saquarema, os postulantes ao título Filipe Toledo e Italo Ferreira garantiram a classificação para a penúltima fase do Rio Pro. Os dois estão em lados opostos do chaveamento e podem se enfrentar na decisão nesta terça. Para isso, Italo, número 4 do mundo, precisa passar por Samuel Pupo. Já Filipinho, líder do ranking, tem de derrotar Yago Dorana 2ª semi.


Filipe Toledo busca o tetra do Rio Pro em Saquarema — Foto: Daniel Smorigo/WSL

- Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo e só tenho agradecer à minha família por estar sempre comigo, me apoiando e me dando força. O mar está incrível e tem gerado ondas maravilhosas, então eu espero continuar surfando bem e alcançar o meu objetivo, que é o título - comentou Filipinho.


Italo eliminou o irmão de Samuel, Miguel Pupo, num confronto épico. Ele venceu graças a um 8.17 salvador nos minutos finais, quando igualou a pontuação do rival, classificando-se pelo critério de desempate da melhor nota. Filipinho, por sua vez, passou por cima de Connor O'Leary pelo placar de 15.10 a 8.94. Já Samuel bateu Mateus Herdy por 12.80 a 8.83, enquanto Yago Dora venceu o australiano Callum Robson por 14.17 a 7.00.


- Está sendo uma competição bem difícil, porque está frio e eu não gosto de surfar com roupa de borracha. Eu precisei me arriscar, fazendo uma grande nota para a virada, busquei a rotação no aéreo e consegui. Faltam duas baterias para eu alcançar o meu objetivo no campeonato e eu espero continuar na mesma pegada para alcançar o objetivo - disse Italo Ferreira.


Italo Ferreira conseguiu vitória épica nas quartas do Rio Pro — Foto: Daniel Smorigo/WSL

Filipe Toledo dá show

Totalmente à vontade no mar de Itaúna, Filipe Toledo não deu qualquer chance a Connor O'Leary. Primeiro o líder do ranking achou uma onda épica de 8.60, levando a torcida à delírio. Minutos depois, Filipinho recebeu 6.50, deixando o australiano a uma combinação de 15.10 da virada. Com apenas 8.94 de somatório, O'Leary entrou nos 10 minutos derradeiros sem a prioridade. A partir de então, Toledo passou a administrar a larga vantagem até confirmar a vitória por 15.10 a 8.94.


Filipe Toledo surfe Rio Pro Saquarema — Foto: Daniel Smorigo/WSL

Vitória épica de Italo

A bateria começou animada. Miguel abriu o seu somatório com um 5.67 contra um 4.33 de Italo. Aos 10 minutos corridos, o campeão olímpico virou o confronto com um 4.07. Pouco depois, o potiguar trocou de nota com um 4.50. A 15 minutos do fim, Miguel retomou a liderança com um 3.23. Na sequência, porém, Italo surfou para um 5.17, voltando ao primeiro lugar.


Só que o potiguar não imaginava o que estava por vir. Aproveitando bem a prioridade, Pupo achou um 7.67, voltando ao topo e deixando Italo a um 8.17 da virada. Mas campeão é campeão. A três minutos do término, Italo voou, e os juízes deram-lhe exatamente 8.17, que o deixava na frente no desempate da melhor nota. Com pouco tempo para reagir, Miguel Pupo nada pode fazer a não ser aceitar a derrota.


Samuel Pupo vence Mateus Herdy

Na primeira bateria das quartas, Samuel saiu na frente com ondas de 5.83 e 2.00 contra um 3.17 solitário de Mateus. Pouco depois, Herdy surfou para um 4.00, ficando a um 3.84 a virada. Com 15 minutos corridos, Samuel achou um 5.20, assumindo a liderança. Confiante, Samuca pegou uma onda de 6.13 minutos depois, indo a 11.96 de pontuação. Mateus, por sua vez, não desistiu da bateria, pegando um 4.83 que jogou pressão no rival. Só que Pupo encontrou uma onda de 6.67, vencendo a bateria por 12.80 a 8.83.


Samuel Pupo surfe Rio Pro Saquarema — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Yago Dora também vence

Yago Dora dominou a bateria contra Callum Robson do início ao fim. O brasileiro largou na frente com ondas de 7.00 e 5.67, jogando o australiano numa combinação de 12.67. A 15 minutos do fim, Robson pegou uma boa onda de 6.50, passando a precisar de 7.67 para virar. Só que Yago tratou de surfar para um 7.17, sepultando todas as esperanças do australiano. A partir de então foi só esperar o tempo de bateria acabar até a confirmação da vitória por 14.17 a 7.00.


Quartas de final 1. Mateus Herdy (BRA) 8.83 x 12.80 Samuel Pupo (BRA) 2. Ítalo Ferreira (BRA) 13.34 x 13.34 Miguel Pupo (BRA) 3: Filipe Toledo (BRA) 15.10 x 8.94 Connor O'Leary (AUS) 4: Yago Dora (BRA) 14.17 x 7.00 Callum Robson (AUS) Semifinal 1. Samuel Pupo (BRA) x Ítalo Ferreira (BRA) 2. Filipe Toledo (BRA) x Yago Dora (BRA)


* https://ge.globo.com/surfe/Por Breno Dines, Flávio Dilascio e Winne Fernandes — Saquarema, RJ




4 visualizações0 comentário
bottom of page