top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Virose de verão: O que é, como prevenir e tratar?


Foto: Reprodução internet


A época de férias é sinônimo de muita diversão e de um descanso merecido. Mas já aconteceu de você passar esses dias com febre, mal-estar, diarreia e até vômito?! Esses são sintomas comuns da virose, um problema que pode afetar adultos e crianças, principalmente durante o verão.


A temporada de calor convida as pessoas para a rua e o convívio, além do aumento da umidade, o que cria as condições perfeitas para a propagação e transmissão de viroses. Além disso, há um risco maior de bebidas e alimentos estarem mal conservados devido às altas temperaturas.


Quer saber mais sobre o que é a virose e como sobreviver a essas infecções inconvenientes sem estragar suas férias? Separamos algumas dicas para te ajudar na prevenção e tratamento das viroses de verão. Confira!


O que é virose?


Como o nome já diz, viroses são um grupo de doenças causadas por vírus. Os mais comuns são o adenovírus e o enterovírus, responsáveis por provocar gastroenterite aguda, uma infecção que causa diarreia e vômitos.


Como ocorre o contágio?


Com certeza você ou algum conhecido já sofreu com os sintomas de uma virose no verão. O contágio acontece com facilidade porque este tipo de vírus é transmitido através de gotículas da boca ou nariz ou contato com as fezes de pessoas com a doença.


Durante o verão, ambientes com alta circulação de pessoas, como mar e piscinas, são grandes facilitadores do contágio de virose. / foto: Reprodução internet


Basicamente, boca, mãos, objetos ou alimentos contaminados são meios de transmissão da doença. Sendo assim, as medidas de higiene são as mais indicadas na hora de prevenir a condição.


Quais os sintomas?


Pessoas que contraíram o vírus, podem apresentar febre, mal-estar, indisposição, diarreia, dor abdominal e vômito. Em alguns casos podem surgir também sintomas respiratórios ou conjuntivite, dependendo do vírus que está causando a doença.


Como saber se a criança está com virose?


Em crianças, além dos sintomas descritos acima, mudança na disposição e recusa de comida, podem ser considerados sinais comuns de virose.

Qual o tratamento adequado?


Além do uso de medicação para tratar os sintomas, a principal medida recomendada é aumentar a ingestão de líquidos, para melhor a hidratação do corpo.


Além disso, é fundamental optar por uma alimentação mais leve durante esse período e, de preferência, incluir frutas cítricas, como laranja e limão, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino.

Como prevenir a virose?


Alguns cuidados básicos, como evitar deixar alimentos fora da geladeira por muito tempo, ficar atento ao prazo de validade dos alimentos e consumir alimentos com a conservação adequada contribuem para evitar a contaminação.


Lave bem frutas e legumes, deixandoos mergulhados em um produto desinfetante, especialmente os que não serão cozidos.v/ foto: Reprodução internet


Além disso, lave as mãos constantemente com água e sabão, cubra a boca com o braço antes de tossir ou espirrar e beba bastante líquido.




26 visualizações0 comentário
bottom of page