top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Vereador de Macaé propõe que 2% dos royalties financiem pesquisas acadêmicas

Ao contrário do Governo Federal que está pautado em políticas de exclusão, como corte de 30% das verbas das universidades e instituições federais, no Legislativo Macaense, o caminho é inverso. Tramita na Casa, uma Emenda à Lei Orgânica Municipal, de autoria do vereador Marcel Silvano, propondo que 2% do recurso dos royalties do petróleo sejam destinados ao financiamento de pesquisas acadêmicas.



Marcel Silvano- foto: reprodução.


A proposta foi apresentada no início do ano e, agora, em meio aos protestos dos estudantes e educadores contra os cortes das verbas, está prevista que seja colocada em discussão e votação na próxima semana na Casa.



Divulgação.


Segundo o vereador autor, se aprovada, a emenda pode garantir que todo ano, valores em torno de 10 milhões sejam destinados às instituições, mas ressalta que é importante que o Governo Federal mantenha as verbas e invista mais nas universidades e institutos federais, principalmente na interiorização do Ensino Superior.


“A decisão do Governo Federal coloca as universidades, como as daqui de Macaé, numa situação crítica, pondo em risco importantes pesquisas em desenvolvimento. Por isso contamos com o apoio da população, convidando-a para acompanhar e apoiar essa discussão e votação. Nosso mandato quer royalties para a Educação”, disse Marcel.

Homenagem aos 25 da UFRJ em Macaé


Foi aprovado na quarta-feira, 8, na Câmara de Macaé, o Requerimento Nº 344/ 2019, de autoria do vereador Marcel Silvano, em que solicita a Casa, a realização de uma uma Sessão Solene, junto à comunidade acadêmica, no dia 5 de junho, às 18h30, em homenagem ao período de 25 anos da presença da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no município, a partir da instalação do Núcleo de Pesquisas Ambientais de Macaé (Nupem).


“Este será um momento histórico em que poderemos reconhecer a importância da UFRJ para interiorização do Ensino Superior, assim como o papel do Nupem, que é reconhecido internacionalmente pelo desenvolvimento de pesquisas científicas”, disse Marcel.


* Érica Nascimento/Assessoria de Imprensa.






4 visualizações0 comentário
bottom of page