top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Vacinação em Macaé contra influenza é realizada em nove polos de vacinação



Nove polos de vacinação imunizam pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra influenza, neste sábado (30), Dia D de vacinação contra a doença que provoca febre, dores de garganta e outros sintomas.

A vacinação ocorre até 15 horas. A vacina tríplice viral, que inclui imunização contra sarampo, caxumba e rubéola, também está disponível para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde.

Para receber a vacina é necessário levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação (crianças e trabalhadores da saúde).

Os polos que participam do Dia D são: Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, Unidade Básica de Saúde Aroeira, Unidade Básica de Saúde Barramares, Unidade Básica de Saúde Morro de Santana, Pronto Socorro do Aeroporto e Estratégia Saúde da Família Lagomar. Na Serra a vacinação ocorre nas unidades do Estratégia Saúde da Família do Frade e Córrego do Ouro. No Centro de Es

pecialidades Médicas Dona Alba, a mamãe Luana da Silva Nascimento, moradora da Barra, levou as filhas Eloá e Isabela para vacinar tanto a tríplice viral, quanto a influenza. “É muito importante aderir à campanha”, disse.

O papai Thiago Henrique Marciano, morador do Sol e Mar, levou Heitor Marciano, de quatro anos, para tomar a tríplice viral. “Fico mais tranquilo com meu filho vacinado”, opinou. Isabela Santos de Souza, moradora da Barra, levou Laiza Souza, de três anos, para vacinar. “Não poderia deixar de vir”, comentou.

Para Maria Fernanda Gonçalves Dias, moradora do Centro, que levou o filho Murilo Santiago, de dois anos, para tomar as duas vacinas, facilitou muito a vacinação no sábado. “Consegui me programar melhor”, ressaltou.

Maria Helena Pio, de 73 anos, e o marido Luiz Francisco Pio, também de 73, se vacinaram contra influenza. “É justo termos prioridade, junto com as crianças, porque se ficarmos gripados, os riscos são maiores”, observaram.

Juliana Silva Barcelos levou a filha Bela Barcelos, de um ano e oito meses. “Foi ótima a assistência dos profissionais de saúde”, frisou.

Presente no Dona Alba, a coordenadora do programa de imunização, Mariana Gulão, informou que as crianças podem receber as duas vacinas no mesmo momento. A tríplice viral é subcutânea e a influenza é intramuscular. “A influenza já vem com a cepa deste ano com h3n2, vamos continuar até 3 de junho com a campanha”, detalhou.

Na Aroeira, a família formada pela mamãe Carla Cardoso, o papai João Ventura e o filho João Lucas, de dois anos e dez meses, comemorou a imunização. “É importante vacinar contra a influenza por conta da variação dos subtipos", afirmou Carla.

Sheila Vilela levou Ana Júlia, de um ano e nove meses, e Eloisa de Souza levou Rauênia Souza também na Unidade Básica de Saúde da Aroeira. “Sabemos que a vacina da gripe começa a fazer efeito em duas semanas, então viemos logo”, sustentou Sheila.

Neuci Lima, de 64 anos, vacinou na USB Aroeira, contra a influenza e elogiou o resultado das vacinas. “Depois que comecei a vacinar, não gripei mais”, contou. A partir de segunda-feira (2), as campanhas de vacinação contra a influenza e tríplice viral entrarão na segunda etapa e seguirão disponíveis para estes e novos públicos nos 35 polos de vacinação do município durante a semana, em dias úteis. O calendário municipal de vacinação está disponível nas redes sociais e site oficial da prefeitura.

* Texto: Janira Braga \ Fotos: Moisés Bruno \ Comunicação Macaé


Patrocinado:



Macaé RJ



Orla da Imbetiba - Macaé RJ


8 visualizações0 comentário
bottom of page