top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Secretaria Adjunta de Saneamento e BRK realizam treinamento para operadores de ETEs

Capacitação voltada à Operação e Manutenção de Estações de Tratamento de Esgoto aconteceu no distrito de Glicério, na região serrana de Macaé



A BRK, concessionária que atua na coleta e tratamento de esgoto em Macaé, a convite da Secretaria Municipal Adjunta de Saneamento, ministrou um treinamento voltado aos novos operadores das Estações de Tratamento de Esgoto da Prefeitura localizadas na região serrana. O encontro foi realizado nesta semana, em Glicério, onde os profissionais, além de receberem uma capacitação teórica, também fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento (ETE) do distrito para acompanharem e aprenderem um pouco mais sobre todo processo.


Na ocasião, além de conhecerem um pouco mais sobre a atuação da BRK em Macaé e sobre temas relacionados ao saneamento básico, à preservação do meio ambiente e à saúde e segurança na realização das atividades, os profissionais se aprofundaram em temas como as etapas da coleta de esgoto e tratamento biológico, a manutenção da eficiência em cada etapa, os parâmetros físicos, químicos e biológicos ligados aos controles de qualidade do tratamento, além da rotina operacional em uma ETE.


- A atividade que o operador exerce é de extrema importância, já que reflete diretamente na preservação do meio ambiente e na saúde da população. Esperamos ter agregado conhecimento para que todos realizem o trabalho da melhor forma possível – explicou o coordenador de Operações da BRK, Bernardo Melo.


O representante da Secretaria Municipal Adjunta de Saneamento, Rodrigo Mariano, destacou que a troca de conhecimento é importante para que toda estrutura de saneamento funcione plenamente em Macaé: “Para que toda a engrenagem esteja em ordem, é fundamental o trabalho de quem está no dia a dia do processo e conhece a rotina. Daí a importância dessa troca de conhecimentos”, pontuou.


O operador Willian Silveira destacou que todo conteúdo recebido será de muito proveito em sua rotina de atividades na ETE Glicério: “Este encontro foi muito bom para recebermos todas essas informações e aprendermos ainda mais sobre a rotina de funcionamento da Estação de Tratamento, e sobre como podemos atuar de forma mais eficiente no trabalho que realizamos”, disse.

Para o também funcionário da ETE Glicério, Allisson Xavier, que passou a atuar como operador há duas semanas, o treinamento será importante para sua nova função: “Gostei muito do treinamento, a equipe explicou muito bem todo conteúdo e tenho certeza de que o conhecimento será muito útil”, afirmou.



* Carlos Vinícius Fernandes / Comunicação / BRK Macaé e Rio das Ostras

Fotos: Divulgação


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé - RJ








3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page