top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Saúde capacita em Macaé profissionais para ampliar serviço de profilaxia



Médicos, enfermeiros e farmacêuticos participaram, nesta quinta-feira (11), de treinamento para ampliar a oferta do serviço da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) no município. A ação é uma iniciativa da coordenação do Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde, e reuniu, no Hospital São João Batista, cerca de 70 profissionais da rede pública e privada de Macaé e de Conceição de Macabu.

A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). De acordo com a palestrante Silvia Thees - infectologista e diretora técnica do Programa DST/Aids do município - Macaé conta com atendimento direcionado para esse público no Hospital Público Municipal (HPM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra. “A proposta da prefeitura é ampliar a oferta da profilaxia para outras unidades de saúde e, com isso, desafogar os locais que prestam esse atendimento atualmente. Para isso, é necessário treinar os profissionais que vão atuar na área, incluindo a categoria de enfermagem, que, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, é permitido ao profissional - como integrante da equipe de saúde - a prescrição de medicamentos para profilaxia ”, pontuou Silvia Thees.

Durante a capacitação foi apresentado o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para profilaxia de risco à infecção pelo HIV, IST e Hepatites virais. Também foi abordado o tipo de material biológico e de risco para transmissão do HIV; o tempo transcorrido entre a exposição e o atendimento; entre outros. O Programa DST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 182, no Centro. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, ou pelo telefone 2796-1704 ou 2796-1234. PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco) A PEP consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico). Trata-se de uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas. A profilaxia deve ser realizada por 28 dias e a pessoa tem que ser acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse período, com a realização dos exames necessários.


* Jornalista: Julie Silveira \ fotos: Divulgação \ Comunicação Macaé


Divulgação:







🚨 PROMOÇÃO TOP DOG (10kg E 30kg) 🚨



VOCÊ SABE DA IMPORTÂNCIA DA VERMIFUGAÇÃO DOS PETS?? 🤔


A vermifugação é muito importante, pois os vermes podem se alojar no intestino, fígado, rim e até mesmo no coração dos pets, causando anemia, mal-estar, fraqueza, vômito, diarreia, queda de pelos, deficiências imunológicas e, em casos extremos, a morte.


O TOP DOG, um vermífugo de amplo espectro indicado para:


✅ COMBATE E CONTROLE DE PARASITAS INTERNOS DE CÃES COM ATUAÇÃO EM VERMES REDONDOS (INCLUINDO DIROFILARIA IMMITIS – VERME DO CORAÇÃO) E VERMES CHATOS


✅ TRATAMENTO DA GIARDÍASE (CAUSADA PELO PROTOZOÁRIO GIARDIA SP)


✅ COMPRIMIDO PALATÁVEL


Todos esses benefícios do Top Dog você encontra na Pet Company e na PROMOÇÃO 😍


Proteja o seu amigo de quatro patas 🐶❤️


Corra para a loja, ou faça o seu pedido via WhatsApp.


📌 Estamos localizados na Rua Doutor Luiz Bellegard, 165, Imbetiba, Macaé-RJ.

Em frente a Policlínica.


LOJA ABERTA DAS 09:00 ÀS 19:00H.


📲 https://api.whatsapp.com/send?phone=5522999090434


7 visualizações0 comentário
bottom of page