top of page

Roda Cultural de Macaé fortalece cultura hip hop com evento nas Malvinas

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 22 de set.
  • 3 min de leitura
ree

Evento contou com grafite, best trick skate, batalha de MCs, pocket show, DJ Rataria, apresentação de dança e outras atrações


A Roda Cultural de Macaé promoveu, neste sábado (20), um evento de grande importância para a cena hip hop local, realizado na pista de skate das Malvinas, recentemente revitalizada pela Secretaria de Obras. O evento contou com uma programação diversificada, que envolveu a comunidade e celebrou as raízes da cultura hip hop, com apresentações de grafite, batalha de MCs, pocket show, DJ Rataria, apresentações de dança e outras atrações.


ree

Tendo como mestre de cerimônia Fernando Kep, a ação foi uma realização da Roda Cultural de Macaé, com apoio de diversos parceiros e da Prefeitura de Macaé.


Fernando Kep ressaltou a importância de tornar o evento itinerante para alcançar novos públicos.


ree

"O evento é promovido desde 2011, mas após uma pausa, retornamos em 2021 com edições regulares. Já realizamos em diversos bairros como Imbetiba, Visconde, Viaduto da Praia Campista, Morro do Carvão e agora, nas Malvinas. A ideia de itinerância surgiu para levar a cultura hip hop, que historicamente é marginalizada, para diferentes comunidades. O objetivo é que essa cultura, de origem periférica, alcance locais onde ela deveria estar, sendo reconhecida e valorizada", pontuou.


ree

O mestre de cerimônia ressaltou que a Roda Cultural de Macaé é um movimento filantrópico e favorece que novas pessoas conheçam a cultura hip hop por meio dos eventos de rua.


ree

"A secretaria de Cultura continuará sendo uma grande apoiadora das manifestações culturais em nossa cidade, como a Roda Cultural de Macaé. Sabemos que a cultura é um dos pilares que sustentam a identidade de nossa comunidade, e é fundamental que incentivemos iniciativas como essa, que promovem a arte e o empoderamento de nossos jovens", pontuou a secretária de Cultura, Waleska Freire.


ree

Painel artístico celebra o hip hop e a presença feminina nos espaços públicos


A artista grafiteira Loo Stavale, a Vinil, foi um dos destaques da programação da Roda Cultural de Macaé com a criação de um painel inspirado no flyer oficial do evento — arte que ela própria assinou. Com um traço marcante e estilo tradicional do grafite, Vinil trouxe ao evento uma obra que mistura letras, personagens e elementos visuais que completam a composição.


“Meu estilo tem como principal característica as letras e os personagens, além de outros acessórios que acompanham as letras para formar uma composição”, explicou.


Conhecida por retratar personagens femininas em suas obras, Vinil reforça a importância da ocupação feminina nos espaços públicos, rompendo com estigmas ainda presentes na sociedade.


“Procuro sempre trazer a ideia de que também é direito da mulher ocupar os espaços públicos, contrariando a ideia de que o lugar da mulher é em casa”, afirmou a artista.


Referência do Grime no Brasil, Aka Afk participa da Roda Cultural em Macaé


Referência do Grime brasileiro, o artista Aka Afk marcou presença e valorizou a importância da iniciativa.


“Agradeço o convite da Roda Cultural para participar desse dia especial, com tantas atrações como grafite, break, best trick e batalha de MCs. É muito importante ver esse movimento acontecendo na cidade”, disse o rapper.


Nascido na cidade de Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo, o MC é dono de faixas de Grime que legitimam o seu espaço no gênero que a cada dia conquista adeptos no Brasil. Comum no gênero britânico, o lifestyle e a estética do futebol são marcas presentes nos trabalhos do artista.


Música, poesia e skate: RCM leva arte e expressão urbana a diversos pontos de Macaé


A Roda Cultural de Macaé centraliza diversos movimentos periféricos ligados ao movimento hip hop com uma apresentação enérgica, com arrancadas de gritos e sinergia com o público. Segundo a RCM, o objetivo é propor um momento de descontração e de empoderamento, trazendo debates importantes para a discussão com objetivo de impactar a vida de jovens e de suas percepções de mundo.


Outros locais que a RCM passou foram Calçadão de Macaé, Praça Washington Luiz, Ponte da Barra, Parque da Cidade, Praça Veríssimo de Melo, Orla da Imbetiba e Cine Clube.


Já o best trick no skate é uma competição ou categoria de campeonato em que os skatistas tentam realizar a melhor manobra (ou trick) possível em um local específico. Diferente de uma linha ou run (onde o skatista faz várias manobras em sequência), no best trick o objetivo é acertar uma única manobra de relevância.


* Texto: Jornalista Janira Braga / Fotos: Maurício Porão / Comunicação Macaé.


Divulgação:


ree

Righi Restaurante

Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 - Imbetiba, Macaé - RJ


ree

Macaé e região


ree

Contato: Tel (22) 999186608

 
 
 

Comentários


bottom of page