top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Rio das Ostras reinaugura o Projeto de Vela


Foto: Allexandre Costa


Durante a manhã do último sábado, a população de Rio das Ostras pôde acompanhar a reabertura do projeto esportivo Escola de Vela. Parado há aproximadamente 13 anos, o projeto retornou com esforços e investimentos da iniciativa privada em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras. A cerimônia aconteceu na Praia do Centro e contou com a participação de membros dos poderes Legislativo e Executivo do município.


Foto: Shayane Nascimento


Antes do evento começar, os 120 jovens de 9 a 17 anos matriculados já receberam o uniforme para participarem das aulas. As camisas e bonés, bem como a reforma dos barcos, construção da guarderia e pagamento dos instrutores, foram de responsabilidade da empresa Oceânica, que é a patrocinadora de todo o projeto.


Para José Luís Baptista, diretor administrativo da Oceânica, é uma satisfação enorme poder implementar esse projeto em Rio das Ostras. “Nós estamos muito felizes em proporcionar a volta da Escola de Vela. Sabemos o quão importante ele é para a cidade e queríamos fazer parte dessa retomada”, afirmou José Luís.


O aluno autista Hugo Alves tem a oportunidade de participar do projeto

/ Foto: Allexandre Costa


Além de ensinar sobre a vida no mar e velejar, o projeto também tem a intenção de estimular a cidadania e o aprendizado. Para Keylla Alves, mãe do aluno Hugo, essa socialização é o principal fator de integração do filho, que é autista, e de desenvolvimento cognitivo para ele. "O autista tem muita dificuldade na socialização, na integração, na comunicação social, então quando a gente tem um projeto desse porte, promovido pela Prefeitura, de forma gratuita, que aceita, que inclui e que trata com tanto carinho os autistas, é um conforto para nosso coração”, declarou emocionada.


Para Alberto Moreira Jorge, o Betinho, assessor de Esporte e Lazer, o projeto é "a menina dos olhos" do esporte de Rio das Ostras. “Estou muito contente por retomar esse projeto. Começamos em 2001 e, infelizmente, o projeto foi finalizado, mas estamos trazendo essa grande conquista de volta graças à iniciativa privada e eu não poderia estar mais feliz”, contou ele.


Quando questionado se os adultos também poderão participar, Betinho responde “estamos aguardando a parceria com o Sesc e, se tudo der certo, as aulas para adultos de todas as idades serão aos sábados”.


Após a inauguração, os instrutores da School Boat Escola Náutica, com o apoio da Capitania dos Portos, realizaram uma exibição de funcionamento dos barcos com os jovens.



Foto: Allexandre Costa


A abertura contou com a participação do musicista Gabriel Vertêlo que tocou o hino nacional e de Rio das Ostras no violino. Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara dos Vereadores, Maurício Braga Mesquita; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aurora Siqueira; o secretário de Segurança Pública, Evandro da Silva Carvalho; o secretário de Meio Ambiente, Nestor Prado Júnior; a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho; a assessora de Comunicação e Tecnologia da Informação, Cíntia Manhães; o subsecretário de Esporte e Lazer, Fábio Teles; o assessor do Gabinete Bruno Valente, representando o prefeito Marcelino Borba; o representante da empresa School Boat Escola Náutica, Felipe Guimarães; Adriana Borba, primeira dama do município; e o coordenador da Defesa Civil, Jorge Mazzo.

As aulas do projeto já começaram e vão acontecer de segunda a quinta, pela manhã e à tarde. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones (22) 2771-2398 e (22) 99285-1031 - Whatsapp apenas para mensagens.


* ASCOMTI Rio das Ostras



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page