top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Rio das Ostras continua com repescagem de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose de vacina contra Covid


Vacinação contra Covid continua no Polo do Iate Clube, no Centro, de 8h às 16h

Foto Celso Ávila


Rio das Ostras segue ofertando repescagem diária de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose dos imunizantes disponíveis contra a Covid-19. Na próxima semana, de 20 a 24 de junho, trabalhadores da saúde com comprovação, com 18 anos ou mais e pessoas com 50 anos ou mais, vacinadas com as três doses e com o intervalo de quatro meses, podem procurar o Polo de Vacinação do Iate Clube, no Centro, de 8h às 16h, para receber a 4ª dose.

INTERVALOS 2ª DOSE – Atenção aos intervalos recomendados para receber a segunda dose (maiores de 12 anos): vacinados com Pfizer – 21 dias após a primeira dose; vacinados com Astrazeneca – oito semanas após a primeira dose; vacinados com Coronavac – 28 dias após a primeira dose; vacinados com Janssen – dois meses após a Dose Única.

A imunização de crianças entre 5 a 11 anos deve obedecer aos seguintes intervalos: vacinadas com Pfizer Infantil – oito semanas após a primeira dose; vacinadas com Coronavac – 28 dias após a primeira dose.

INTERVALOS 3ª DOSE – Para receber a terceira dose, os intervalos são os seguintes: população vacinada com Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer: quatro meses após a segunda dose; Imunossuprimidos: oito semanas após a segunda dose; gestantes e puérperas: quatro meses após a segunda dose.

INTERVALOS 4ª DOSE – Devem receber a quarta dose, pessoas com 50 anos ou mais e pessoas com imunossupressão, maiores de 12 anos, que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses.

Aqueles atendidos pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) serão vacinados no próprio SAE e os demais devem se dirigir ao polo de vacinação.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A IMUNIZAÇÃO:

QUEM JÁ TEVE COVID – Mesmo as pessoas que já contraíram a Covid-19 devem ser vacinadas, já que a duração da proteção natural gerada pela doença é desconhecida.

No caso de quadro positivo para Covid, a vacina só deve ser aplicada após o completo restabelecimento da Saúde e, no mínimo, quatro semanas após o início dos sintomas.

IMUNOSSUPRESSÃO – Entende-se por pessoas com imunossupressão (imunocomprometidos) aqueles que possuem as seguintes condições:

Imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias; doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Confira o cronograma semanal na tabela abaixo:

CALENDÁRIO SEMANAL DE VACINAÇÃO COVID-19 (20 A 24 DE JUNHO)

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA- 8H ÀS 16H- POLO IATE CLUBE, NO CENTRO

Repescagem de 1ª e 2ª doses para crianças de 5 a 11 anos

Repescagem de 1ª, 2ª e 3ª doses para pessoas a partir de 12 anos;

Repescagem de 4ª dose para pessoas a partir de 50 anos

VACINAÇÃO DE 4ª DOSE PARA TRABALHADORES DA SAÚDE COM 18 ANOS OU MAIS, COM COMPROVAÇÃO

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA- 8H ÀS 16H- POLO IATE CLUBE, NO CENTRO

DOCUMENTOS PROFISSIONAIS SAÚDE- Para receber a vacina, os profissionais da saúde devem apresentar os seguintes documentos: Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, CPF OU Cartão do SUS, Comprovante de Residência, comprovante de vínculo como trabalhador da área de saúde: Carteira e/ou declaração do empregador.

DOCUMENTOS – Para a criança receber a vacina será necessário apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou identidade; CPF ou Cartão do SUS; Comprovante de residência e Caderneta de vacinação da criança, considerando a necessidade de avaliação técnica sobre o intervalo recomendado entre a vacina Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Imunização (15 dias).

RESPONSÁVEIS – Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no ato da vacinação. Em caso de ausência desses, um adulto poderá acompanhar a criança portando a autorização de consentimento por escrito (modelo de declaração disponível nos Polos de Vacinação Pediátrica). Não será necessária receita médica para vacinar a criança

INTERVALOS VACINAÇÃO ROTINA – Importante lembrar que não é necessário intervalo entre vacinas contra a Covid-19 e as demais vacinas de rotina ou de campanhas para a população maior de 12 anos.

CRIANÇAS – A Secretaria de Saúde destaca a importância de completar o esquema vacinal das crianças entre 5 e 11 anos. Somente com o esquema vacinal completo a imunização é eficiente.

É necessário que os responsáveis levem as crianças ao polo de vacinação para protegê-las da Covid-19.


* ASCOMTI Rio das Ostras



4 visualizações0 comentário
bottom of page