Rafael Bousquet, presidente da Sinal Construtora, participa de evento da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras
- Jornal Esporte e Saúde
- há 2 minutos
- 3 min de leitura
Executivo responsável pelo Bairro Harmonia fez palestra sobre as oportunidades de crescimento do setor em encontro que antecipa a Feira Construir 2025

Foto do evento: crédito é "Divulgação Bairro Harmonia"
“É mais do que um lugar para viver: é uma nova forma de viver.” A frase é um bom resumo da palestra que o presidente do Bairro Harmonia e da Sinal Construtora, Rafael Bousquet, fez nesta quinta-feira, dia 31 de julho, durante o programa Quinta com a AERO (Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras), no cinema do Shopping Plaza Rio das Ostras. No encontro, ele apresentou um dos maiores empreendimentos urbanísticos do estado: o Bairro Harmonia. E destacou que o empreendimento se torna ainda mais especial porque é personalizado para a realidade e a população de Rio das Ostras.
Na abertura do evento, Almir Correia, presidente da AERO, falou da importância e da oportunidade que o Bairro Harmonia é para o desenvolvimento da cidade. O evento aconteceu exatamente uma semana antes da Feira Construir 2025, promovida pela AERO, que será realizada de 7 a 9 de agosto na Arena Plaza, ao lado do Shopping Plaza Rio das Ostras, na Arena Plaza, ao lado do Shopping Plaza Rio das Ostras (o maior centro comercial do município), no Bairro Harmonia. A apresentação foi uma preparação do público para a feira, que promete ser a maior vitrine de soluções, tecnologias e oportunidades do setor da construção civil em toda a Região dos Lagos e Bacia Litorânea, promovendo conexões entre profissionais, empresas e instituições.
O Bairro Harmonia tem superado as expectativas com sua proposta inovadora de moradia, lazer, trabalho, educação e serviços integrados em um único espaço planejado para a realidade de Rio das Ostras. E o sucesso da proposta se confirmou com a venda de todos os lotes em seis horas.
O modelo de cidade inteligente e sustentável contará com hospital, rodoviária, escola, hotel, áreas esportivas, parque, Espaço Kids, Pet Place, entre outros equipamentos. O entorno e acesso serão controlados por câmeras de segurança de última geração, oferecendo tranquilidade aos moradores, empresários e visitantes que circularem no Bairro Harmonia.
O projeto paisagístico do Bairro Harmonia cresceu com a proposta do empreendimento. O diretor comercial da VCL (Viveiros Campo Lindo), André Fernandes, apresentou o projeto paisagístico do Bairro Harmonia durante a Quinta com AERO. Ele explicou que a decisão de iniciar o paisagismo com as obras vai refletir diretamente no meio ambiente e no bem-estar dos futuros moradores. "Estamos fazendo o plantio seguindo o cronograma das obras. Quando os moradores se mudarem, as árvores e palmeiras, todas típicas da região, já estarão com tamanho suficiente para melhorar as condições do clima e dar sombra".
Com R$ 1,3 bilhão em investimentos e a perspectiva de geração de 4,7 mil empregos recorrentes, o Bairro Harmonia consolida-se como referência em urbanismo contemporâneo, incorporando o conceito das “cidades de 15 minutos”, no qual serviços essenciais ao cotidiano, como uma padaria ou uma lavanderia, podem ser acessados a pé. “Na verdade, levamos esse conceito a outro patamar, onde tudo está a cinco minutos de caminhada”, disse Bousquet.
A palestra, que reuniu cerca de 80 pessoas entre arquitetos, engenheiros, políticos e autoridades municipais, também contou com a apresentação de uma tecnologia inovadora: o Blocok. Essas placas de concreto com EPS substituem os tradicionais tijolos nas obras, oferecendo mais rapidez, segurança e menor desperdício durante as construções, e, consequentemente, mais economia. O material já está sendo usado na construção da Igreja de Santa Terezinha, no Bairro Harmonia, e em algumas residências em Rio das Ostras.
O encontro representou uma oportunidade exclusiva para engenheiros e arquitetos locais conhecerem de perto o projeto, esclarecerem dúvidas e entenderem como podem se conectar ao desenvolvimento deste novo polo urbano que posicionará Rio das Ostras como referência nacional em urbanismo e planejamento.
* Jornalista Fernando de Moraes - Arteiras