top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS HORTALIÇAS NA NOSSA ALIMENTAÇÃO


As hortaliças têm ganho espaço no seu prato? Esperamos que sim! / foto: Reprodução


"Que as hortaliças possuem sua importância na nossa alimentação não é novidade, mas você sabe dizer o porquê? Não? Então, talvez esteja na hora de aprender um pouco mais sobre elas. Isso porque as hortaliças são fundamentais na nossa alimentação, trazendo uma série de benefícios para o nosso organismo. Saber disso é fundamental para que você não as esqueça na hora de preparar os alimentos ou se servir."


Primeiramente, vamos esclarecer o que são hortaliças, para que não restem dúvidas. Então: elas são um grande grupo de plantas alimentares caracterizadas pelo alto valor nutritivo – principalmente porque contêm vitaminas -, delicado sabor, pequeno porte e rápido crescimento.


Verduras X legumes



Por hortaliças, compreende-se as verduras e também os legumes. As verduras são as hortaliças cujas partes comestíveis são as folhas, flores, botões ou hastes. Por exemplo: acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa e salsão. Enquanto os legumes são as hortaliças cujas partes comestíveis são os frutos, sementes ou as partes que se desenvolvem na terra. Por exemplo: cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino e cebola.


A composição das hortaliças


Hortaliças são compostas majoritariamente por água / foto: Reprodução


Embora pobres em calorias, as hortaliças são ricas em substâncias como vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos (componentes antioxidantes). Algumas também são fonte de carboidratos, proteínas e lipídeos. Além disso, todas as hortaliças (com exceção de tubérculos e raízes) são compostas majoritariamente por água.


Em relação às vitaminas, a única que você não vai encontrar nas hortaliças é a B12. Isso porque esta vitamina está presente apenas nos alimentos de origem animal. Por isso, quem possui uma dieta vegetariana estrita precisa suplementar, pois é possível desenvolver anemia em função da sua ausência.


A função das hortaliças


Uma dieta balanceada e diversificada é parte importante para quem deseja uma vida longa e saudável / foto: Reprodução


Além de saciar a fome, os alimentos como um todo têm a função de suprir as necessidades nutricionais do organismo, que são variadas e visam promover o crescimento, fornecer energia para o trabalho, regular e manter o bom funcionamento dos órgãos e aumentar a resistência contra doenças. Por isso, há a necessidade de uma dieta balanceada e diversificada, uma vez que cada tipo de alimento possui uma função específica.


Assim sendo, as hortaliças destacam-se por sua função reguladora, uma vez que são fonte de substâncias tidas como fundamentais para o funcionamento adequado e harmônico do organismo. Em outras palavras, as hortaliças seriam para os seres humanos como os lubrificantes são para as máquinas, fazendo as engrenagens trabalharem de forma azeitada e sem trancos.


Prevenção de doenças


O consumo diário de hortaliças não só favorece o funcionamento do organismo como também é considerado uma forma de prevenir o aparecimento de doenças degenerativas ligadas ao envelhecimento do organismo. Por isso, incorporá-las à alimentação desde cedo pode ser encarado como um investimento para obter uma vida longa e saudável.


O fato de geralmente possuírem uma pequena quantidade de calorias também faz com que as hortaliças sejam importantes na prevenção à obesidade e às doenças crônicas associadas a esta condição, como, por exemplo, a diabetes e doenças do coração.


A melhor forma de consumir


Sempre que possível, escolha consumir as hortaliças de modo cru / foto: Reprodução


No cozimento, por causa do seu aquecimento, verduras e legumes podem perder parte dos seus nutrientes e, assim, não gerar todos os benefícios esperados. Por isso, é importante atentar para a forma como você vai prepará-las, para haver o melhor aproveitamento possível das suas vitaminas e dos seus minerais.


Em função disso, nossa recomendação é para que se prefira consumir verduras e legumes de modo cru. Já quando for necessário refogar é importante dosar a temperatura, o tempo do cozimento e preferir cozê-las no vapor, uma vez que também pode haver perda de nutrientes para a água.


"Viu só? Agora você já sabe mais sobre a importância das hortaliças na nossa alimentação. Então, não deixe de incorporá-las às suas refeições, ok?"



Divulgação:



Macaé / RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


8 visualizações0 comentário
bottom of page