top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Prêmio ASEBERJ de Reconhecimento Social acontece no sábado

Equipe ASEBERJ / Foto: equipe Aseberj


No dia 20 de abril, às 10h, a ASEBERJ - Associação de Saúde e Bem-estar do Rio de Janeiro outorgará a personalidades da sociedade civil o Prêmio ASEBERJ de Reconhecimento Social. O evento acontecerá na sede da AIPERJ, situada na Rua Acúrcio Tôrres, 499 - Outeiro das Pedras, Itaboraí/ Rio de Janeiro.


Em sua 1ª Edição será homenageada a sra. Berenice Piana, militante brasileira, atuante, principalmente no município de Itaboraí, coautora da lei 12.764, sancionada em 28 de dezembro de 2012, e que leva seu nome. A Lei Berenice Piana instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com transtornos do espectro autista.      


O prêmio tem como objetivo visibilizar e reconhecer instituições, movimentos, e atores da sociedade civil que trabalham para garantir direitos constituídos e políticas públicas para pessoas com deficiência e seus familiares. O prêmio é uma ação da ASEBERJ visando publicizar a Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania, e que tem como base a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o primeiro tratado internacional de direitos humanos a ser incorporado pelo ordenamento jurídico brasileiro com o status de emenda constitucional.


"Como uma pessoa com deficiência, poder fazer essa movimentação buscando garantia de direitos e políticas públicas que atendam as necessidades básicas de uma pessoa com deficiência inspirado em Berenice Piana é fortalecedor" afirma Douglas Pereira, conhecido como Dodô do vôlei, presidente e idealizador da ASEBERJ e medalhista paraolímpico.


ASEBERJ tem como objetivo promover impacto social de inclusão através de tecnologias de reabilitação social, emocional e cognitiva a fim de que a pessoa com deficiência consiga exercer sua cidadania plena e sem limitações impostas pelas desigualdades sociais com ações discriminatórias, garantindo todos os direitos e portarias em todas as esferas que contemplem os PCDs. Promover capacitação e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, assim como acesso a lazer e a cultura.


"Ser convidado a assumir a vice-presidência da ASEBERJ a partir do reconhecimento do nosso ativismo sociocultural por buscar políticas públicas que garantam acesso a bens e culturais, inclusão e diversidade é uma honra, mas uma grande missão." Relata Alberto Flisgo.



* Texto: Jornalista Roberta Pereira.


12 visualizações0 comentário
bottom of page