top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Projeto “A Fonte Mágica”, da BRK, levou teatro e aprendizado para escolas de Macaé

Ação cultural em parceria com a Educação tratou dos temas saneamento e preservação de forma lúdica com os alunos, que puderam aprender com muita diversão



A última semana foi de muito aprendizado sobre saneamento para os alunos de cinco escolas da rede municipal de Macaé. Porém, fugindo um pouco da rotina de sala de aula, esses estudantes receberam o conteúdo de uma forma diferente, por meio do espetáculo teatral “A Fonte Mágica”. E foi aliando teatro, música, circo e interatividade que a BRK, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade, com o apoio da Secretaria de Educação, trabalhou este tema fundamental para a educação e o desenvolvimento cidadão das crianças e adolescentes.


Criação do grupo Imã Circo e Produções e realizado pela Companhia da Cultura, o espetáculo, narrou as aventuras do palhaço Eureka, de NiKo “O Mago” e da menina Zizi. De forma bem-humorada e lúdica, os personagens despertaram reflexões sobre as principais questões relacionadas à escassez de recursos hídricos e a falta de saneamento básico e o que devemos fazer para alterar esse cenário.


- Seguimos neste trabalho de levar o saneamento para além do básico nas comunidades em que a BRK atua. E esses projetos realizados nas escolas e espaços públicos são importantes para que todos saibam a importância do saneamento e que nosso papel é fundamental neste ciclo. A parceria por meio da educação e da cultura nos integra à população de forma única – pontua o diretor da BRK, Ricardo Santiago.


A diretora do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, Grazielli de Oliveira Samuel, acredita que a união entre cultura e educação é uma importante ferramenta de aprendizado, em especial, após o período de pandemia: “Ações como essa auxiliam, não só no ensino, mas na socialização dos alunos, que podem aprender e vivenciar experiências também fora da sala de aula. Os alunos gostam muito de novidades e de formas diferentes de aprender”, pontua.


No total, aproximadamente, 2.300 alunos participaram das apresentações no Ciep 455 Municipalizado Maringá, no Campo d’Oeste, na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, na Barra, no Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, no Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto e na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Lagomar.


* Carlos Vinícius Fernandes \ BRK Ambiental Macaé e Rio das Ostras \ fotos: Divulgação


Divulgação:




Orla Praia da Imbetiba - Macaé - RJ




8 visualizações0 comentário
bottom of page