top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Profissionais da saúde em Macaé discutirão suicídio

Em alusão ao 'Setembro Amarelo', mês mundial de prevenção ao suicídio', a Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes da Secretaria de Saúde promoverá o Encontro da Rede de Vigilância das Violências: prevenção ao suicídio. Com foco nas providências necessárias para evitar esse mal, haverá palestras e debates nesta segunda-feira (16), entre 9h e 12h, no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), na Avenida Presidente Sodré 466, primeiro andar.



Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) - Foto: João Barreto.


Para a coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes, Ananda de Moura Resende, os objetivos do encontro são a conscientização e a sensibilização de profissionais, gestores e demais convidados sobre a importância em ampliar e fortalecer as ações de promoção em saúde, vigilância, prevenção e atenção integral, relacionados ao suicídio. "Tudo isso visa reduzir casos de tentativas e de mortes por essa causa", afirma ela


Segundo disse, para participar do evento, não é necessário inscrição. O público alvo será constituído por profissionais da rede inter e intrasetorial do município. Mais informações pelo telefone 27655-8700, ramal 239 (Área Técnica Violência).


As pautas tratarão dos assuntos "Avanços e Desafios das Notificações de Tentativa de Suicídio no Município de Macaé e Conscientização do Dia Mundial de Combate ao Suicídio".As profissionais convidadas para ministrar esses assuntos são a médica Daniela Bittencourt e a psicóloga Marleide Santana.


Um problema mundial e nacional


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio se refere a um grave problema de saúde pública. "Essa situação pode ser evitada em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo", diz Ananda.


No Brasil, de acordo com números oficiais do Ministério da Saúde, 32 brasileiros se suicidam por dia, em média. "Essa uma taxa maior do que a de vítimas de Aids e da maioria dos tipos de câncer", conta ela, acrescentando que mesmo os números sendo altos, sabe-se que são ainda maiores pois a subnotificação é reconhecida.


Informações da OMS relatam que o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre dez e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90 por cento dos casos, indicando que a prevenção é fundamental para reverter essa situação.


"Para evitar esse mal, deve-se sensibilizar, conscientizar, estimular o diálogo, e abrir espaços para reflexões. Tudo isso contribui para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade", finaliza a coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes.


* Secom Macaé.



2 visualizações0 comentário
bottom of page