Prefeitura de Muriaé contradiz Estado e afirma que não há registro de varíola dos macacos na cidade
- Jornal Esporte e Saúde

- 3 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
O Executivo Municipal afirmou que houve erro no registro feito pela Secretaria de Estado de Saúde. O g1 procurou os envolvidos.

Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC
A Prefeitura de Muriaé negou na tarde desta terça-feira (2) que tenha sido registrado o 1º caso suspeito de varíola dos macacos na cidade. A informação contradiz à divulgada no período da manhã pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que havia anunciado o caso.
A reportagem entrou em contato com a SES-MG sobre a contradição apontada pela Prefeitura de Muriaé, que afirmou que a solicitação está em apuração.
De acordo com o Executivo Municipal, houve erro no momento do registro do paciente e que o caso seria de Belo Horizonte. Leia abaixo a íntegra da nota.
"A Secretaria Municipal de Saúde informa que, diferente do que foi divulgado no boletim epidemiológico do Estado, o caso suspeito de varíola dos macacos NÃO foi registrado em Muriaé.
A notificação aconteceu em BELO HORIZONTE e, embora a ficha do registro informe Muriaé como município de residência, todos os outros dados (endereço, telefone e informações do cartão SUS) apontam que a pessoa em questão reside, na verdade, na capital do estado.
Desta forma, esclarecemos que tudo indica que a notificação relacionada a Muriaé seja um erro de digitação no preenchimento da ficha por parte do prestador de serviço hospitalar. A Secretaria Municipal de Saúde segue investigando essa situação, mas reafirma: até o momento, nenhuma notificação de caso suspeito de varíola dos macacos foi registrada em Muriaé."
* Por Petterson Marciano, g1 Zona da Mata — Muriaé







Comentários