top of page

Prefeitura de Macaé lembra Dia de Conscientização sobre Doença Falciforme

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 21 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

ree

Com o objetivo de chamar a atenção para uma das doenças hereditárias de maior incidência no mundo, o dia 19 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. Em Macaé, a equipe do Programa de Doenças Falcêmicas realizou ação, na tarde desta quarta-feira (19), na Casa da Criança e do Adolescente.


De acordo com a coordenadora do programa, Juliana Amorim, atualmente, 40 pacientes são assistidos pela equipe. “Vamos continuar com esse trabalho de divulgação e informação sobre esta doença, que é uma das mais comuns no Brasil. No dia 27, os profissionais estarão na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Aroeira, distribuindo folhetos explicativos e tirando dúvidas dos usuários”, disse.


Juliana acrescenta que o diagnóstico no recém-nascido é feito através do Teste do Pezinho. Já as crianças maiores de quatro meses, jovens e adultos que não fizeram o Teste do Pezinho podem realizar o exame de sangue (eletroforese de hemoglobina), para diagnóstico da doença e a detecção do traço falciforme. "O diagnóstico e o tratamento precoce visam alterar a história natural da doença, a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e a redução dos óbitos. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional e são tratados de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde", frisou.

A dona de casa Cleusa Gomes Silva recebeu o diagnóstico da doença do filho, que hoje tem nove anos. “Num primeiro momento é difícil, são muitas recomendações que devemos manter por toda vida. Fazendo o acompanhamento certinho, eles podem ter uma vida quase normal. Com 9 anos, ele quer correr, jogar bola, mas não pode fazer muito esforço e com isso vamos buscando alternativas”, contou.


O Programa de Doenças Falcêmicas de Macaé funciona na Rua Dr. Télio Barreto, 916, na Casa da Criança e do Adolescente. Conta com uma equipe composta por pediatra, enfermeira, nutricionista, psicóloga. Os pacientes ainda recebem atendimento com os especialistas da Casa como nefrologista, cardiologista, neurologista, pneumologista.



ree

Doença Falciforme


Sua principal característica é a alteração do glóbulo vermelho do sangue (hemácias), essas células alteradas tomam a forma de foice e não circulam facilmente pelos vasos sanguíneos. Esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas.


Os principais sintomas são: anemia crônica; dores nas articulações; dores abdominais; infecções; infartos pulmonares; retardo do crescimento e maturidade sexual; AVC e comprometimento da função de órgãos, sistemas ou aparelhos.


* Comunicação Macaé/Jornalista: Genimarta Oliveira/Fotos: Bruno Campos.



Comentários


bottom of page