top of page

Prefeitura de Macaé amplia programa gratuito de castração de cães e gatos

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
ree

O serviço é realizado em frente ao Dona Alba

Foto arte: Secom Macaé / Reprodução internet


Em Macaé, animais também são cidadãos. O município reforça essa visão fortalecendo as políticas públicas com a ampliação do Programa Municipal de Castração, criado em 2023, com atendimento gratuito para tutores e protetores visando o bem-estar de cães e gatos como parte essencial das famílias macaenses. A iniciativa favorece o controle populacional, previne doenças e melhora a qualidade de vida dos animais, além de reduzir riscos à saúde pública, à segurança viária e ao equilíbrio ambiental.


O serviço é realizado em frente ao Dona Alba, à Rua Governador Roberto Silveira, 113, no Centro da cidade, com atendimento gratuito para cães e gatos. O programa inclui exames e medicamentos pós-operatórios e acompanhamento, assegurando a recuperação adequada.


Animais que vivem nas ruas podem causar acidentes, espalhar resíduos, competir por alimentos, predar espécies nativas e transmitir doenças — impactos que afetam toda a cidade. "A castração, portanto, é fundamental para reduzir a população de animais nas ruas e já se mostrou uma solução efetiva para diminuir abandono e maus-tratos", destacou o secretário de Proteção e Defesa do Animal, Rafael Amorim, que lembra que a secretaria recebe denúncias relacionadas a animais.


O atendimento a animais é totalmente gratuito por meio do Programa Macaé Pet. Desde 2023, cerca de 35 mil animais foram castrados — uma média de 15 mil procedimentos por ano — resultado direto do programa da prefeitura, que, segundo o secretário, já constatou redução significativa de animais abandonados na cidade.


Além da castração, o programa oferece atenção básica à saúde animal, realiza ultrassonografia e instala microchip nos animais atendidos. A iniciativa integra o Plano Municipal de Políticas Públicas que prevê, até 2028, ampliar novos serviços no sistema de saúde animal e zerar o número de animais nas ruas.


* Texto: Jornalista Elis Regina Nuffer / Comunicação Macaé.


Divulgação:


ree

Righi Restaurante

Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 - Imbetiba, Macaé - RJ


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page