top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Parceria do Ensino Superior e Saúde beneficiará população com credenciamento de leitos no HPM


Capacitação oferecida na Cidade Universitária permitirá credenciamento de leitos de UTI


Uma parceria entre a Secretaria Adjunta de Ensino Superior e a Secretaria Municipal de Saúde realiza quatro cursos. A capacitação está destinada a atender uma exigência do Ministério da Saúde para credenciamento de leitos de UTI no Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva – HPM, junto ao Sistema Único de Saúde – SUS.



Os cursos exigidos pelo Ministério da Saúde são: Via Aérea Difícil, Suporte avançado de vida em Cardiologia, Suporte ao paciente neurológico grave e Fundamentos em medicina intensiva. Todos são ministrados pelo médico Joel Tavares Passos, membro da Câmara Técnica de CTI do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro; membro da Comissão da Formação de Intensivista AMIB; Presidente de Honra da Sociedade de Terapia Intensiva do

Estado do RJ; Professor temporário da UFRJ - Campus Macaé; Professor do curso de pós-graduação em Medicina Intensiva da AMIB/Faculdade Redentor e da Universidade Estácio de Sá.

O objetivo é qualificar não só apenas os profissionais de saúde que estão em busca da qualificação, mas também, beneficiar e favorecer diretamente os pacientes atendidos pelo HPM. Segundo a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, os cursos que acontecem na Cidade Universitária, iniciaram em abril e finalizarão em 7 de junho. “Esses cursos de capacitação oferecidos aos médicos são de extrema importância para Macaé porque representam um ganho real para toda a população. Estamos falando de saúde pública e sabemos o quanto esses leitos podem beneficiar a todos, inclusive, salvando mais vida”, disse a secretária. Os cursos têm carga horária de 8 horas/aula e são destinados à classe de médicos do HPM. Vale ressaltar que a certificação e registro dos cursos são feitos pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior que também é responsável por oferecer toda a infraestrutura para realização dos mesmos, como salas de aula e equipamentos necessários. “A nossa proposta é preparar as nossas equipes e promover um atendimento de excelência aos nossos pacientes, fortalecendo também a referência do HPM em nossa rede de Alta e Média Complexidade. Estamos preparando novas grades de cursos de capacitação que serão oferecidos a mais profissionais da Saúde do nosso município”, garantiu o secretário de Saúde, Alexandre Cruz.


* Jornalista: Renatta Viana \ Fotos: Vilcson Gavinho \ Prefeitura de Macaé


Patrocinado:







3 visualizações0 comentário
bottom of page