top of page

Orquestra Castelo vive nova experiência com Sheila Yatsugafu

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 15 de set.
  • 2 min de leitura
ree

O reencontro foi de aprendizado, afeto e muito som. Nesta semana, a professora Sheila Yatsugafu voltou ao Castelo para mais um workshop com os estudantes da Orquestra de Cordas. Foi a terceira vez que a violinista e educadora, conhecida internacionalmente pela metodologia Arquitetura do Som, esteve com os jovens músicos da casa salesiana.


Entre olhares atentos e novas descobertas, Sheila pôde acompanhar de perto o progresso dos que já participam desde o primeiro encontro e dar as boas-vindas a novos integrantes. “É muito interessante ver esse crescimento, tanto de cada um na sua individualidade, quanto do grupo, como num todo. Fico muito contente em poder contribuir com essa trajetória e nutrir esse desenvolvimento”, contou.


A professora também destacou o poder transformador da música na vida dos estudantes. “A música é fundamental para o aprendizado humano. Desde a primeira infância, pode ativar áreas do cérebro antes mesmo da fase da linguagem. E quando acontece em grupo, como numa orquestra, fortalece a coletividade e ajuda muito no desenvolvimento social, principalmente na adolescência”, refletiu.


ree

À frente do projeto, os regentes Priscila Sousa e Hélio Júnior veem nas visitas de Sheila um ganho enorme para os alunos. Para Priscila, a proposta da educadora conversa diretamente com a filosofia do colégio. “A presença dela melhora o grupo como um todo. Sheila olha para cada aluno e consegue resolver demandas específicas de acordo com a idade, propondo desafios e estabelecendo metas para o próximo encontro. Isso amplia o vínculo, qualifica o aprendizado e motiva ainda mais os estudantes”, disse.


Além da vivência com Sheila, vale destacar que o Colégio Castelo possui uma orquestra própria, formada por mais de 70 estudantes desde o Ensino Fundamental até o Médio. O grupo nasceu pequeno, com poucos instrumentos, e foi crescendo até se tornar um dos projetos mais expressivos da instituição. Por meio dos ensaios, a orquestra representa uma oportunidade de convivência, disciplina e formação integral, alinhado à tradição salesiana de unir afeto, arte e educação.


ree

* Texto e fotos: Alysson Nogueira / Assessoria de Comunicação Salesiana.

 
 
 

Comentários


bottom of page