Na Hospitalar, LifesHub mostra como o Big Data e a inteligĂȘncia artificial aumentam a competitividade no setor de saĂșde
- Jornal Esporte e SaĂșde
- hĂĄ 33 minutos
- 2 min de leitura

Ademar Paes JĂșnior e Paulo Carvalho / Foto: Divulgação
Bastante pulverizado, com clĂnicas, consultĂłrios, laboratĂłrios e hospitais espalhados por todas as regiĂ”es dos mais milhares de municĂpios brasileiros, o mercado de saĂșde surge como alvo importante para empresas de inteligĂȘncia de mercado. Na Hospitalar 2025, a LifesHub, que usa a inteligĂȘncia artificial em projetos de anĂĄlise de dados e inteligĂȘncia competitiva, apresenta soluçÔes que permitem a indĂșstrias farmacĂȘuticas, fabricantes de equipamentos, operadoras de planos de saĂșde e outras organizaçÔes do setor identificar potenciais clientes e atĂ© antecipar suas demandas.
Criada em 2020, a LifesHub tem acesso a dados pĂșblicos de 17 mil fontes distintas. As informaçÔes sĂŁo enriquecidas com dados primĂĄrios dos clientes, o que possibilita anĂĄlises customizadas, e contribuem para identificar oportunidades de negĂłcio, otimizar recursos e aumentar a precisĂŁo de açÔes comerciais.
A partir de dados de oferta e demanda de procedimentos mĂ©dicos, por exemplo, Ă© possĂvel identificar locais onde hĂĄ maior potencial para venda de determinados equipamentos. O acompanhamento do volume de uso de equipamentos pode ser indicativo da necessidade de trocas. JĂĄ as operadoras de saĂșde suplementar podem identificar ĂĄreas onde hĂĄ concentração de empresas que oferecem o benefĂcio a seus colaboradores, informação que serve de guia para equipe de vendas.
âHĂĄ uma infinidade de usos possĂveis para as ferramentas que desenvolvemos. Os dados hoje guiam muitas estratĂ©gias â e saber utilizĂĄ-los pode fazer a diferença na competitividade de um negĂłcioâ, diz o VP de Growth da LifesHub, Paulo Carvalho. ResponsĂĄvel pela abertura recente do escritĂłrio da empresa em SĂŁo Paulo, o profissional acumula 25 anos de experiĂȘncia no setor de tecnologia.
Fundador e CEO da empresa, o mĂ©dico radiologista Ademar Paes Junior diz que grandes companhias do setor jĂĄ utilizam Big Data e inteligĂȘncia artificial para aperfeiçoar seus processos. âAlĂ©m de ter ganhos de eficiĂȘncia, que diminuem os custos de aquisição de novos clientes, essas empresas estĂŁo antecipando a identificação de mercados potenciais, o que gera uma competitividade enormeâ.
Ele acredita que a tendĂȘncia Ă© de que as ferramentas avancem cada vez mais, Cita como exemplo a criação de Data Lakes, espaços de armazenagem de dados provenientes de diferentes sistemas nos quais as informaçÔes sĂŁo organizadas para possibilitar o uso de IA para geração de novos conhecimentos. âSĂŁo soluçÔes inovadoras, que exigem pessoal especializadoâ. De olho nessa demanda, a LifesHub se prepara para oferecer o BPO de serviços na ĂĄrea.Â
* Jornalista Daiana Constantino / assessora de imprensa