top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Maternidade e Ciência: UFRJ Macaé debate sobre os desafios da carreira das mães nas universidades

Idealizadora do movimento Parent in Sience, Fernanda Stanisçuaski, abre o evento, hoje, às 13h30m, no auditório do bloco D da Cidade Universitária


O Parent in Science (PiS) tem a missão de apoiar mães na ciência, propondo políticas de apoio e estabelecendo ações em todo Brasil. O movimento surgiu com o intuito de levantar a discussão sobre a parentalidade dentro do universo da academia e da ciência.


O grupo é formado por cientistas mães e pais que resolveram encarar esta missão de trazer conhecimento sobre uma questão que era ignorada no meio científico. Desde a sua criação, o PiS já apresentou dezenas de seminários e palestras em diferentes cidades, levando para todo o Brasil a discussão sobre maternidade e carreira. Fernanda Stanisçuaski, gaúcha, doutora em Biologia Celular e Molecular, mãe de três filhos, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das fundadoras do PiS. Ela sempre pontua que a sensibilização visada pelo movimento se estende aos homens, mas como “cuidar de filhos ainda é visto como tarefa da mãe, a penalização acaba sendo muito maior para ela”, explica Fernanda.



No evento "Maternidade e Ciência”, a ser realizado no dia 28/08/2023, das 13:30h às 17:00h, no auditório do Bloco D, da Cidade Universitária (Av. Aluizio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros, Macaé), a Dra. Fernanda Stanisçuaski ministrará a palestra "Carreira de docentes mães na universidade e falará sobre as ações do PiS que já resultaram em mudanças concretas no cenário científico brasileiro, como a inserção da licença-maternidade no currículo Lattes e diferentes editais de financiamento que consideram os períodos de licença-maternidade na análise de currículos, por exemplo. O evento está sendo organizado pelo Grupo Germinar (grupo de Estudos em Reprodução e Nascimento - @germinar.ufrj) como uma ação de desenvolvimento profissional apoiada pela Comissão Permanente de Desenvolvimento em Docência Universitária, ambos do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, é aberto a todos os servidores e discentes das instituições de ensino superior do município, UFF, IFF e FeMASS.


* Assessoria de imprensa do evento / fotos: Divulgação

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page