top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Talento e versatilidade na coordenação do curso de Teatro Emart


Foto: Divulgação


O que música erudita, técnica vocal e Carnaval têm em comum? A resposta é Jardel Maia, o novo coordenador de Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Em 2011, Jardel foi selecionado para ser julgador do quesito Harmonia das agremiações do grupo de Acesso da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Desde 2013, ele integra o júri do Grupo Especial. Jardel, que ingressou na Emart em 2012 atuando nos cursos Básico e Técnico de Canto, realizou a primeira Turma de Teatro Musical da Escola Municipal de Artes. A versatilidade do preparador vocal da Emart é uma marca. O julgador da Liesa é ganhador de Prêmio Shell em Música; foi solista na estreia mundial da ópera ‘O Pagador de Promessas’, em português, no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro, e diretor Musical das Práticas de Montagem: ‘Chorus Line’; ‘Sociedade Ambulante’, musical de sua autoria, e ‘Hair’, com direção de Denis Carvalho. A seleção de julgadores pela Liesa, por currículo, é criteriosa. Por isso, a formação e as experiências profissionais do professor o qualificaram para avaliar um dos mais conhecidos eventos culturais populares do mundo. Jardel Maia, licenciado em Música pela UFRJ, cantor, ator, diretor musical e preparador vocal, é especialista em Educação pelo Instituto Ideia/Universidad Iberoamericana (PY), pós-graduado em Gestão e Políticas Educacionais pela CLAEH Montevidéu (Uruguai) e especialista em Fisiologia da Voz (FIV) pelo Centro de Estudos da Voz (CEV-SP). A Liesa promove um curso para os seus julgadores, que têm a oportunidade de entrar em contato com todas as escolas de samba. No desfile, Jardel julga o canto do puxador de samba-enredo e o canto da escola, observando os integrantes com binóculos, e também os instrumentos de harmonia (de corda), que acompanham a bateria. “Como jurado, sou um colaborador para o evento do Carnaval. Todas as escolas que desfilam no grupo Especial já têm o dez. O julgador busca ver os pontos em que a escola pode melhorar para o próximo ano. As escolas são despontuadas pelos detalhes”, explica o professor de formação erudita que revela que passou por um processo de adaptação para a cultura do Carnaval. “É uma festa que eu adoro. Fui aprendendo a olhar para a cultura popular e para o samba”, completa. Aos 8 anos de idade, no curso de teatro, o artista fez a sua estreia cantando em cena e, aos 13, iniciou sua aprendizagem técnica no Coral do Liceu de Humanidades de Campos. “Sou do interior, de Campos dos Goytacazes. Fomentar a arte, contribuindo com a formação de artistas no interior é muito gratificante, porque me reconheço neles (...) Há valores e muitos tesouros no interior. Os artistas do interior não perdem para os profissionais de grandes centros (...) A oportunidade de ter uma formação é o diferencial. A Emart é importante por causa disso. Tenho muito orgulho por estar contribuindo”, ressalta. Neste ano letivo, Jardel assume a coordenação do curso de Teatro da Emart, sob a direção de Cláudia Byspo. “Estamos com mil ideias, indo para a sede da Escola Municipal de Dança (EMDança), que é um espaço que nos atende, porque tem salas maiores. O curso Técnico de Teatro irá preparar uma montagem linda, sob a direção de Claudia Bispo e Cássia Gomes. O espetáculo especial será comemorativo dos 20 anos da Escola Municipal de Artes. Além disso, quero continuar com a mostra ‘Vozes Entretom’, iniciada em 2022”, conta. Versatilidade Como regente, Jardel dirigiu o Coral da Faculdade de Direito de Campos, o Coral da Faculdade Salesiana de Vitória-ES, o Coral Salesiano Campos, o Coral Arte em Canto e o Coral da Universidade Estadual do Norte Fluminense e tem diversos arranjos de sua autoria. Como cantor, atuou, no Rio, em montagens como ‘Orfeu de Monteverdi’. Com o Coral Brasil Ensemble, ele integrou o coro da ópera ‘Amahl’ e ‘Visitantes da Noite’, de Gian-Carlo Menotti, sob a regência do maestro Henrique Morelembaum e direção de Pedro Paulo Rangel. Preparador vocal e arranjador em importantes produções teatrais no Rio, é autor e diretor musical de diversas montagens, incluindo do circuito Sesi. Também atuou como preparador vocal na ‘Chorus Line’, na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), onde foi professor, e Hair, no Teatro Riachuelo. Mais recentemente foi preparador vocal do quadro Artista Completão Rede Globo, tendo como pupilo Aílton Graça. Atualmente, além de coordenador da Emart, é professor da Escola de Musicais (Ceftem), no Rio, e preparador vocal da montagem ‘Ópera das Malandras’, adaptação da obra de Chico Buarque, que estreia dia 1º de março no Rio.

* Jornalista: Andréa Lisboa / Comunicação Macaé


Divulgação:





Contato: Faby Turismo Aparecida - 22998991459




6 visualizações0 comentário
bottom of page