top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Sesc e governo garantem assistência à saúde da mulher


Cerimônia que marca a celebração da carreta com exames gratuitos aconteceu nesta terça-feira


Durante os próximos 60 dias, as macaenses poderão realizar exames de mamografia e preventivo (papanicolau) na unidade móvel instalada na Praça Washington Luiz, uma iniciativa fruto da parceria entre a prefeitura e o Sesc-RJ. O início dos atendimentos foi celebrado, nesta terça-feira (21), pela secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, junto ao Gerente de Saúde do Sesc-RJ, Marcos Bezerra.

A unidade móvel do programa Sesc Saúde Mulher realizará, de segunda a sexta, 25 mamografias e 25 exames preventivos (papanicolau). As mamografias são garantidas em especial para mulheres de 50 a 69 anos através de livre demanda. Já as macaenses das demais faixas-etárias precisam apresentar encaminhamento médico para a realização da mamografia. Para os exames preventivos, a orientação é a partir dos 24 anos.

“A unidade auxilia nas ações preventivas e de assistência em saúde da mulher, uma referência para os programas que integram a nossa rede de atenção básica”, destacou Natália.

A Unidade iniciou o atendimento no último dia 9 e já realizou 113 mamografias e 108 preventivos. “Atendemos uma demanda do Sindicato Varejista em oferecer essa assistência para toda a rede do comércio local, estendendo também o serviço para toda a população da cidade”, afirmou Marcos Bezerra.

A instalação da unidade móvel na Praça Washington Luiz é uma demanda apresentada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Macaé (SincoMacaé), com objetivo de facilitar o acesso das mulheres macaenses, em especial as que atuam no comércio local e no setor de serviços, a exames essenciais em prevenção à saúde.

“O posicionamento da unidade visa garantir melhor acesso para as colaboradoras do nosso comércio, e todas as macaenses. O objetivo também é aproximar o Sesc de Macaé, trazendo ainda mais serviços de assistência a população”, destacou Max Lamoglia.

A parceria entre a prefeitura e o Sesc-RJ também conta com o apoio da Fecomércio-RJ junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O evento contou também com os atendimentos realizados pela Unidade Móvel da Coordenadoria Especial de Odontologia, além das ações preventivas dos polos dos programas IST/Aids, Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (PCD) e Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas).

Alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também realizaram ação educativa sobre o câncer de mama.


As equipes das Secretarias de Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres também participaram da ação.


* Texto: Márcio Siqueira / Fotos: Bruno Campos / Comunicação Macaé


Divulgação:







7 visualizações0 comentário
bottom of page