top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Robótica disponibiliza vídeos de aulas ensinando como fazer jogos em casa


Banner: Divulgação.


A equipe de Robótica do Laboratório #inovareaprender, da Secretaria Municipal de Educação, tem oferecido muitas dicas às famílias neste momento de pandemia do coronavírus. Foram disponibilizados vídeos ensinando como fazer uma mesa do jogo totó com caixa de papelão e pregador de roupa; carrinho movido a bola de soprar; oficina de robótica e muito mais. Têm ainda aulas digitais com os professores sobre os kits lego e as peças que os compõem.


Escolas que formam polos do #inovareaprender também disponibilizaram para os alunos videoaulas, gratuitamente, através da plataforma Google Classroom. Estão participando alunos da Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, na região serrana; da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira; e de outras unidades de ensino.


A coordenadora de Robótica do município, Luemy Ávila, está entusiasmada com o resultado das atividades virtuais. "Ciência, engenharia, matemática, artes, tecnologia, linguagem de programação, lógica, pensamento computacional e muito afeto estão nas salas de robótica. Professores mais que digitais", enfatizou.


Conheça o projeto Robótica nas Escolas


Cerca de 3.000 alunos da rede pública municipal de ensino de Macaé são atendidos pelo projeto “Robótica nas Escolas”, implementado pela Secretaria Municipal de Educação, através do Laboratório Inovar e Aprender, em 13 unidades de ensino na sede do município e também na região serrana. O projeto existe há oito anos e o município se destaca como pioneiro na atuação de oficinas semanais com aulas para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de linguagem de programação, modelagem e desenvolvimento do pensamento computacional com o objetivo de construir um futuro melhor para todos. Eles participam de eventos como o Torneio de Robótica First Lego League (FLL).


Segundo ainda a coordenadora, as aulas de programação acontecem nas estações de Inovação Maker nas seguintes unidades: Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, em Córrego do Ouro; Colégio de Aplicação (CAp), no Novo Cavaleiros; Escola Eda Daflon Ledo Esteves, no Centro; Ivete Santana Drumond de Aguiar, no Frade; Maria Letícia Santos Carvalho, Granja dos Cavaleiros; Escola Municipal Joaquim Breves, no Sana; Ancyra Gonçalves Pimentel, no Miramar; Polivalente Anísio Teixeira, no Costa do Sol; Elza Ibrahim, no Bairro Ajuda de Baixo; Therezinha Carvalho Moreira, na Praia Campista; Oscar Cordeiro, Parque Aeroporto; Jacyra Tavarez Duval, no Novo Cavaleiros; e Paulo Freire.


Neste momento, os encontros presenciais estão suspensos, mas o Laboratório #inovareaprender funciona no hall da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.


Seguem, abaixo, links com sugestão de atividades para fazer em casa:


https://youtu.be/vmxFk0wj24k


https://youtu.be/rhl_Zjh1Vc0


* Jornalista: Elis Regina Nuffer/Prefeitura de Macaé/Secretaria de Comunicação Social/Coordenadoria de Jornalismo.




5 visualizações0 comentário
bottom of page