top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Reunião aborda ações preventivas para evitar gripe aviária no município



O secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, esteve reunido nesta quarta-feira (24) com representantes das secretarias municipais de Ambiente; Saúde; Núcleo de Defesa Agropecuária e Colônia dos Pescadores Z3. O encontro, na sede da Superintendência do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), de Macaé, foi para tratar de ações preventivas para evitar a gripe aviária no município.


Jair Barcelos ressaltou a importância do encontro. “Nós temos que tomar atitudes para não sermos pegos desprevenidos e evitar que a gripe aviária chegue ao nosso município e, é necessário que estejamos alinhando informações como lidar com o assunto”, disse o secretário que promoveu o encontro.

Durante a reunião, o representante do Núcleo de Defesa Agropecuária no município, Fernando Ferolla, explicou que as ações foram intensificadas após a confirmação de caso em ave silvestre no litoral norte do Rio.

A ave é da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando). Ele informou ainda que os primeiros casos no país surgiram no Espírito Santo. No entanto, não há confirmação de casos da H5N1 em humanos.

Para evitar que o vírus se multiplique, é necessário, segundo o técnico, adotar protocolos de segurança, como no caso do manejo dessas aves, que só poderá ser feito por profissionais habilitados e com o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). O técnico esclareceu ainda que no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa. É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). A orientação é para que todos os profissionais de saúde estejam atentos, durante triagem e atendimento médico, a casos de síndrome gripal em pacientes que tiveram contato com animais silvestres. Havendo suspeita, a coleta de amostras é recomendada, independentemente do dia de início dos sintomas, incluindo os casos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diagnóstico por RT-PCR é considerado o método padrão-ouro e deve sempre ser adotado para obtenção dos resultados laboratoriais.

* Texto: Jornalista Liliane Barboza / Fotos: Maurício Porão / Comunicação Macaé


Divulgação:







19 visualizações0 comentário
bottom of page