top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Projeto Pérola Negra conscientiza alunos do Maria Isabel


Diversas atividades marcaram o encerramento de 2023


Descoberta de talentos, valorização da autoestima e reconhecimento das personalidades negras da história foram alguns conceitos trabalhados no encerramento do projeto “Pérolas Negras” do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), em Macaé. A iniciativa, que já tem 10 anos, reuniu cerca de 200 alunos do 6º ao 9º ano, com apresentações de danças, poemas, músicas, teatros, além de exposições de livros, painéis e artes.



O professor de Língua Portuguesa, José Henrique Silva, responsável pelo projeto, destacou que as atividades marcam os conteúdos analisados em sala de aula durante todo o ano de 2023.



“O espetáculo final é um produto que reúne as diversas temáticas trabalhadas nos últimos 10 meses. A proposta é valorizar as personalidades negras da nossa história e, com isso, fazer com que nossos alunos reconheçam que também são capazes de alcançar o que desejam na sociedade”, frisou o professor.



A mostra foi idealizada com o objetivo de integrar estudantes junto à comunidade escolar, estimular a criatividade individual e coletiva. A culminância apresentou, também, fatos sobre a negritude brasileira, suas histórias, culturas, lutas e conquistas, incentivando o gosto pela leitura.



A estudante do 6º ano, Iasmin Alves de Souza, 13 anos, contou como o projeto Pérola Negra transformou sua vida.



“Ele me ajudou a enxergar o certo, a valorizar nossas características, todos somos seres humanos. A participação nas atividades tem sido uma evolução para mim”, disse a aluna.



Em Macaé, a aplicação da Lei n° 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, faz parte do dia a dia das escolas municipais.


* Texto: Jornalista Tatiana Gama / Fotos: Maurício Porão / Comunicação Macaé


Divulgação:






13 visualizações0 comentário
bottom of page