top of page

Macaé: Projeto de Cinoterapia é lançado no 32º Batalhão de Polícia Militar

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • há 56 minutos
  • 2 min de leitura
ree

Projeto de Cinoterapia foi lançado na tarde desta terça (12)


O Projeto de Cinoterapia foi lançado nesta terça-feira (12), no 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com o Batalhão de Ação com Cães (BAC) e a Ong CEPS. A solenidade contou com a presença do prefeito de Macaé, Welberth Rezende.


ree

O comandante do 32º BPM, Coronel Olavo Ramos, destacou a importância da parceria entre a Universidade Estácio de Sá, BAC e a Ong Centro de Estimulação Precoce Juan Gabriel (CEPS), que funciona no município há cinco anos.


ree

“O objetivo da polícia é proporcionar o bem-estar, além da segurança pública, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. A Cinoterapia tem o intuito de trabalhar o afeto e acolhimento com cães e ainda trabalhar o cognitivo das crianças”, explicou.


ree

O prefeito Welberth Rezende agradeceu a todos, principalmente o empenho dos policiais.


ree

“Conquistamos índices satisfatórios na área de segurança pública no município e isso graças a ações integradas. Gostaria de destacar também a atuação do BAC, da Estácio de Sá e da Ong CEPS, por esse trabalho social e o compromisso com a sociedade”, disse.


ree

O comandante do BAC Macaé, Capitão Renato Vidal, informou que o Projeto de Cinoterapia funcionará dentro do 32º BPM, toda quarta-feira, no período da tarde. Elas serão atendidas por psicólogo e fisioterapeuta.


ree

“As crianças terão o cão terapeuta Milk, de três anos de idade, que foi especialmente treinado e preparado para trabalhar com as crianças. Além de atender aos assistidos pela Ong CEPS, os filhos autistas dos policiais também poderão participar do projeto”, informou.


ree

Vidal acrescentou ainda que a cinoterapia (terapia com cães) para crianças com transtorno do espectro autista é um projeto social que aproxima a PMERJ da população e auxilia no tratamento dessas crianças, além de apresentar o cão como um instrumento terapêutico.


ree

Durante a solenidade, o comandante do BAC do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Luciano Barbosa, do BAC Macaé, Capitão Renato Vidal e a Tenente Veterinária, Vivian Gomes, além de pessoas da sociedade foram homenageadas. Compareceu ainda à solenidade, o secretário de Segurança Pública de Macaé, Tales Borges.


ree

Ong CEPS - A presidente da Ong CEPS, Marina Frouche, explica que a instituição é de utilidade pública municipal e estadual e realiza atendimento a todos os tipos de transtornos, no entanto, 99% dos assistidos possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas e médico.


“A Cinoterapia será essencial para o desenvolvimento sensorial dessas crianças”, enfatizou. Ela acrescentou que a Ong funciona de segunda a sexta, na Rua J Koop, 133, Centro, e às vezes realiza atividades extras aos finais de semana.


Atualmente são 54 voluntários e mais informações poderão ser obtidas por meio do Instagram: @ongautismo.br.


O que é Cinoterapia - A Cinoterapia consiste na utilização de cachorros em processos terapêuticos. O termo “cino” vem do grego e significa cachorro. Logo, Cinoterapia significa terapia com cães, em que esses animais auxiliam alguns tipos de tratamentos humanos.


* Texto: Jornalista Liliane Barboza / Fotos: Moisés Bruno / Comunicação Macaé.


Divulgação:


ree

Macaé / RJ


ree

ree

Macaé / rj

 
 
 
bottom of page