top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Pedal Amarelo une conscientização e solidariedade


Programação contou com a participação de cerca de 500 ciclistas


O domingo (28) começou animado na praia de Imbetiba com a realização do Pedal Amarelo Solidário. A programação contou com a participação de cerca de 500 ciclistas que se uniram à causa do Maio Amarelo, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A ação também promoveu arrecadação de alimentos que será destinada a famílias do Movimento Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam).

Ao longo de todo o mês de maio, inúmeras atividades foram realizadas pela Mobilidade Urbana buscando ampliar a consciência sobre a importância da responsabilidade no trânsito. O Pedal atinge um público que participa ativamente no dia a dia da cidade, já que a bicicleta é um meio de transporte muito usual, não apenas como prática esportiva, como também forma de deslocamento.


“Encerramos a programação do Maio Amarelo com a realização do primeiro Pedal Solidário e acredito que conseguimos alcançar o objetivo neste mês de ações especiais voltadas à conscientização no trânsito. Fizemos vários eventos, como a corrida, com a participação de mais de mil pessoas, além das palestras em escolas, empresas, escolinha de trânsito, ou seja, diversas atividades para passar a população essa mensagem tão importante que é a responsabilidade no trânsito. Infelizmente, 90% dos acidentes de Macaé, são por pura imprudência, ou seja, poderiam ter sido evitados. Então, nosso objetivo é esse, conscientizar para promover a segurança e, com isso, salvar vidas”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.


O coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, ressaltou que ações voltadas para os ciclistas estão entre as prioridades da Mobilidade Urbana. “É um modal que é cada vez mais utilizado na cidade e esse primeiro Pedal vem ao encontro desse nosso objetivo de integração e fomento da conscientização para que possamos ter um trânsito cada vez mais evoluído e respeitoso entre todos os que fazem parte dele”, afirmou.



O Pedal teve concentração na praia da Imbetiba com trajeto um trajeto de cerca de 7,5 km até os quiosques da Lagoa de Imboassica. Participantes de todas as idades aderiram ao movimento, entre eles Roberto Maia, de 76 anos. “Comecei a pedalar por recomendação médica há quatro anos. Hoje, a bicicleta faz parte da minha rotina e estar aqui participando desse Pedal para mim é sinônimo de felicidade”, declarou ele que é integrante do grupo Aero Bike Center.



Além da conscientização e união entre ciclistas de vários grupos da cidade, o Pedal também promoveu uma ação solidária de arrecadação de alimentos. Lúcia Anglada, coordenadora do Mopam parabenizou a iniciativa. “Ficamos agradecidos com essa ação social que será destinada a famílias cadastradas no nosso grupo e que precisam desse apoio”, informou.

O Pedal Amarelo Solidário contou com apoio dos grupos: Pedal do Vale, Aero Bike Center, P2A, Macaé Pedal, NetworkMTB, Primos Adventure, Subgrupo, Poderosas do Pedal, Pedala Preta, Elas de Bike e Panteras do Pedal.


* Jornalista: Juliana Carvalho / Fotos: Ana Chaffin / Comunicação Macaé


Divulgação:







14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page