top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé viabiliza projetos de produção de fertilizantes


Prefeito recebeu representantes do governo federal para discussão de propostas


A instalação de fábricas para a produção de insumos e matéria-prima de fomento ao agronegócio em Macaé, capazes de gerar mais de 12 mil empregos nas etapas de construção e operação, foi discutida nesta quinta-feira (16) pelo governo municipal junto aos representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, a partir das estratégias definidas pelo Plano Nacional de Fertilizantes.


A proposta de inclusão de “Macaé - Capital da Energia” nas áreas com potencial de receber fábricas capazes de produzir no Brasil insumos que hoje chegam aos produtores rurais através da importação foi formalizada pelo prefeito Welberth Rezende ao receber José Carlos Polidoro e Pedro Veillard Farias, que representam o governo federal nas discussões que visam reestruturar a agroindústria no país.


De acordo com Welberth, Macaé oferece hoje desburocratização de processos de licenciamento, infraestrutura, segurança jurídica, condições tributárias favoráveis e logística para viabilizar a instalação de um polo de produção de matéria-prima e insumos utilizados na produção da agroindústria.


“Todos aqui são parceiros na construção de políticas de desenvolvimento econômico. E, trazer para Macaé a fábrica de fertilizantes, é aproveitar a nova oportunidade que a cidade oferece diante dos investimentos traçados pela infraestrutura de operação do gás natural. Esse projeto se torna ainda mais possível para a cidade através desta relação institucional que mantemos com o governo do Estado e construímos agora com a nova gestão do governo federal”, destacou o prefeito.

A elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes visa garantir a ampliação da produção desses insumos no Brasil, reduzindo o percentual de importação da matéria-prima que se aproxima de 90% do total utilizado na produção do agronegócio nacional.

Entre as metas do Plano é elevar para 35% a produtividade de matéria-prima no Brasil até 2023, o que garante a Macaé oportunidade de viabilizar a instalação de duas plantas de fábricas de insumos: de fertilizantes, gerando cerca de 7 mil empregos durante a construção e 700 empregos na operação, além de metanol, com capacidade de gerar 5 mil empregos na fase de construção e 500 na etapa de operação.


Essas plantas foram apontadas pelos representantes da Secretaria de Assuntos Federativos, com base em estudo preliminar que destaca o potencial da cidade em receber esses projetos. “O Plano é uma política pública efetiva do governo federal que visa instituir a agroindústria com forte referência no Estado do Rio. Essas decisões serão tomadas a partir de análises técnicas, e Macaé oferece um grande potencial de participar da formatação desta nova estrutura da indústria de fertilizantes no Brasil”, avaliou José Carlos Polidoro.


A participação de Macaé nas estratégias de implantação do Plano Nacional de Fertilizantes também é reconhecida pelo governo do Estado, ao identificar a cidade como uma “retroárea” para o polo produtivo que também deverá se instalar na Capital.

“O governador Cláudio Castro comprou essa proposta de tornar o nosso Estado um polo produtivo desta matéria-prima que sustenta o agronegócio nacional. E Macaé apresenta todos os requisitos capazes de consolidar um projeto que estabelece a agroindústria como uma realidade para este novo ciclo de desenvolvimento regional”, destacou Vinicius Farah, Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico.


A oferta de gás natural processado pelo Terminal Cabiúnas, mais o potencial de produção da nova planta ligada ao Tepor, além da redução de 18% para 2% na alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), garantem a Macaé as condições favoráveis para consolidar os projetos discutidos pelo governo federal para atender a demanda de fertilizantes do mercado nacional do agronegócio.

“A nossa visão é para o futuro de uma cidade que trabalha com transparência e responsabilidade na identificação de oportunidades e na consolidação de investimentos. O gás, o novo porto, o Parque Térmico Sudeste e, agora, a fábrica de fertilizantes representa o sucesso destes esforços liderados pelo governo junto às instituições empresariais”, afirmou Rodrigo Vianna, Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

O encontro realizado nesta quinta é um desdobramento da agenda realizada pelo prefeito em Brasília, no mês passado, junto a André Ceciliano, Secretário de Assuntos Federativos do Gabinete do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

O vice-prefeito Célio Chapeta e os secretários municipais da Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha; de Governo, Juninho Luna; de Agronomia, Dudu Jardim; de Políticas Energéticas, Tiago Rocha e a Subsecretária Estadual de Indústria, Marina Esteves, além do vereador Luciano Diniz também participaram do encontro.

A reunião contou ainda com a presença do produtor rural Gonçalo Meirelles; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Frederico Barreto; do Macaé Convention and Visitors Bureau (CVB); Marcelo Reis, do membro da Comissão Municipal da Firjan, Evandro Cunha e dos representantes do Repensar Macaé, Cliton da Silva Santos e Adail Costa Júnior.


O diretor-executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), Bernardo Silva, também participou da discussão por videoconferência.


* Texto: Jornalista Márcio Siqueira / Fotos: Rui Porto Filho / Comunicação Macaé


Divulgação:








8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page