Macaé inaugurará Corredor Cultural Professor Ricardo Meirelles


A iniciativa é comemorativa do Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro.
Foto arte: Secom Macaé / Reprodução internet
Para celebrar o Dia Nacional da Cultura (Lei 5.579/1970), 5 de novembro, Macaé implementará o Corredor Cultural Professor Ricardo Meirelles (Lei Municipal 4.760/2021). A Secretaria Municipal de Cultura preparou três dias de programação comemorativa gratuita, de quarta-feira (4 de novembro) a sexta-feira (6), com atrações da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e da Escola Municipal de Dança (E.M. Dança), além de apresentações no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, na Sociedade Musical Nova Aurora e no Bar Bico da Coruja.
Dança, teatro, música e literatura estão na agenda comemorativa da cultura municipal, passando pelo Corredor Cultural Professor Ricardo Meirelles. O circuito em homenagem ao professor e teatrólogo macaense é constituído por imóveis de grande relevância histórica, artística ou arquitetônica da região central do município. Entre eles estão: o Colégio Estadual Matias Neto, o Solar dos Mellos, o Museu do Legislativo Municipal, a Sociedade Musical Nova Aurora, o Clube Fluminense, o Tênis Clube Macaé, o Coreto da Praça Veríssimo de Melo, o Mercado de Peixe e Bar Bico da Coruja. O circuito tem início no Colégio Estadual Matias Neto e se encerra no Bico da Coruja. A previsão é que o projeto passe a constar como atividade turística permanente do Município.
“No Dia Nacional da Cultura, implementaremos a Lei Municipal 4.760, de 2021, que cria o Corredor Cultural Professor Ricardo Meirelles, com uma extensa programação cultural”, convida a secretária de Cultura, Waleska Freire.
O Dia Nacional da Cultura marca o aniversário de nascimento de Rui Barbosa (1849), jurista, jornalista, político, diplomata, escritor e membro fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Programação do Dia Nacional da Cultura - Corredor cultural Professor Ricardo Meirelles
4 a 6 de novembro de 2026
04/11 (quarta-feira)
Atividades dos alunos e professores da Escola Municipal de Dança - apresentações de Hip Hop, Dança de rua
16h - Clube Fluminense
16h30 - Tenis Clube de Macaé
17h - Hall da Secretaria Municipal de Cultura - Praça das Artes
5/11 (quinta-feira)
15h - Colégio Estadual Matias Neto: Roda de Conversa, História de Ricardo Meirelles e Corredor Cultural com a filha Mariana Meirelles
19h - Hall da Secretaria Municipal de Cultura Praça das Artes: Apresentação de alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes – Professora Neiva – Esquete / Música com o professor Bruno Py e alunos / Academia Macaense de Letras - Exposição de livros/Sarau Poético / Contação de Histórias e Lançamento do livro, Mimi, a Gata Mimada
06/11 (sexta-feira)
17h - Coreto da Praça Veríssimo de Mello - Voz e violão
18h - Exposição das Obras de Ricardo Meirelles no Museu Solar dos Mellos
19h - Bico da Coruja aberto para o público
Texto: Jornalista Andrea Lisboa / Assessoria de Imprensa / Comunicação Macaé.
Divulgação:

Macaé / RJ

Macaé / RJ



Comentários