top of page

Macaé habilita por edital 268 artistas para atuarem em eventos da Secretaria de Cultura

Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
Jornal Esporte e Saúde
há 40 minutos
2 min de leitura

Um total de 25 vertentes culturais foram contempladas. Os artistas serão contratados por ordem de habilitação e conforme a proposta dos projetos municipais

Foto: Arquivo Secom Macaé | Bruno Campos / Reprodução internet


Um total de 268 artistas de Macaé de 25 vertentes culturais foi habilitado pela Secretaria Municipal de Cultura, na quarta-feira (4), para atuarem em eventos e projetos promovidos pela pasta. O credenciamento de artistas é regulado no município pelo Edital de Chamamento Público 09/2023. Os artistas serão contratados de acordo com a ordem de habilitação e das demandas da Secretaria. A vertente Conjunto Musical obteve o maior número de habilitados, 90, seguida da Voz e Acompanhamento Harmônico, com 39. Foram contemplados segmentos artísticos como Quadrilha Junina, Circense, Intérprete de Libras, Apresentação de História, Grupo Regente e Coral, Apresentação Poética, Orquestra de Câmara, Boi Pintadinho, Capoeira, entre outras.


A documentação dos concorrentes passou por confirmação de autenticidade pelas respectivas comissões de avaliação técnica e jurídica da Secretaria, tendo sido comprovado o mínimo de um ano de experiência na área cultural, entre outras exigências. A listagem divulgada já considera o julgamento das comissões referente aos recursos apresentados pelos inscritos. O credenciamento foi aberto para 27 vertentes artísticas. Entretanto, para Apresentação de Stand-up e para Acordeonista e demais instrumentos de tecla não houve habilitados.


“A convocação dos artistas e grupos se dará de acordo com as necessidades, metas e disponibilidade financeiro-orçamentária da Secretaria Municipal de Cultura e obedecerá a ordem de habilitação de cada grupo, sendo escolhida a vertente conforme a necessidade do evento a ser realizado pela Secretaria”, enfatiza a secretária de Cultura de Macaé, Waleska Freire.


Foram contemplados pelo Chamamento Público 09/2023 artistas do seguimento Cultura Popular I (Grupo de Capoeira): 3 habilitados; Cultura Popular II (Boi Pintadinho): 20; Cultura Popular III (Coletivo de manifestações parafolclóricas): 20; Quadrilha Junina: 3; Banda de Forró: 9; Conjunto Musical: 90; Conjunto Instrumental: 4 habilitados. Cultura Urbana I (Artes Visuais): 7; Cultura Urbana II (Coletivos de Cultura Urbana): 1 habilitado; Intérprete de Libras: 1 habilitado; Apresentação Circense: 4 habilitados; Apresentação de Performers/Transformistas: 2 e Apresentação Poética: 3 habilitados.


Além destes, houve credenciados em Apresentação de História: 5 habilitados; Dança Solo ou Grupo com até 3 integrantes: 8; Dança de Grupo com mais de 3 integrantes: 5; Apresentação Teatral Individual ou em Grupo: 7; Saxofonista e demais instrumentistas de sopro: 4; Orquestra de Câmara: 2; Regente e Coral: 3 habilitados; Violinista e demais instrumentistas de cordas friccionadas: 1 habilitado; Violonista e demais instrumentistas de cordas dedilhadas: 2 habilitados; Pianista/Tecladista e demais instrumentos de percussão: 7; Voz e Acompanhamento Harmônico: 39 e Oficina de Artesanato: 18 habilitados.


  • Texto: Jornalista Andréa Lisboa / Assessoria de Imprensa / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Macaé / RJ


 
 
 

Comentários


bottom of page