top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Governo mobiliza ações de combate ao Aedes aegypti

Prefeito Welberth Rezende determinou enfrentamento aos altos índices de infestação do mosquito


Ações de prevenção ao cenário de proliferação do Aedes aegypti foram designadas pelo governo nesta quarta-feira (24) através da convocação de força-tarefa que mobiliza diversas secretarias e órgãos municipais a promoverem um trabalho integrado à população.



Em nova convocação de gabinete, o prefeito Welberth Rezende determinou ações de enfrentamento para combater o aumento dos índices de infestação do Aedes aegypti em imóveis ou terrenos particulares e o crescimento de casos notificados de infecção da dengue.



“Todo o governo estará envolvido nas ações de combate ao mosquito, no atendimento aos pacientes, nas notificações e na proteção de toda a população. O trabalho será incansável para evitar ao máximo um cenário crítico em nossa saúde”, afirmou o prefeito.




A mobilização segue a estratégia adotada pela saúde, que acompanha a evolução dos casos de contágio da doença, através da proliferação do Aedes Aegypti, em diferentes pontos da cidade.




“É fundamental o movimento de todas as secretarias e também da população nesse enfrentamento. O objetivo é evitar um cenário crítico, criando um cinturão de cuidado e proteção da nossa população em toda a cidade”, destacou o Secretário de Saúde, Alexandre Cruz.



De acordo com os dados apresentados pela Gerência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Atenção Básica, a circulação de nova variante do vírus da dengue cria um cenário de alerta em todo o Estado.


“O que nós queremos é que as pessoas não adoeçam. E este objetivo só é alcançado através da prevenção dentro das casas das pessoas. Esta mobilização ajuda a conscientizar a todos que o combate à dengue é um trabalho conjunto entre a prefeitura e a população”, afirmou a Gerente em Vigilância em Saúde, Elenice Sales.


Entre as ações efetivas, o prefeito determinou a ampliação das ações de limpeza em toda a cidade, com a remoção de lixos e entulhos, desobstrução de canais e redes de drenagem, além de campanha educativa de comunicação para que a população identifique e evite focos de mosquito em suas respectivas residências.


Na Educação, o trabalho será de reforço na conscientização da população em fazer as ações de combate a proliferação do mosquito, removendo e promovendo o descarte adequado de materiais que acumulam água.


A prefeitura também executará um trabalho de remoção de materiais inservíveis, garantindo o armazenamento adequado.


Mutirão e enfrentamento nas ruas


A mobilização também contará com a realização de mutirões através da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas). De acordo com o responsável pelo órgão, Luan Campos, a estratégia vai priorizar bairros como Parque Aeroporto, Lagomar, São José do Barreto, Complexo da Ajuda, Barra e Aroeira, que registram alta nos índices de infestação do mosquito e também de contágio da doença.


"O primeiro Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (Liraa) de 2024 apresentou 95% de incidência de focos do mosquito em imóveis particulares. Precisamos da colaboração de toda população macaense no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana", ressaltou o coordenador.


Solicitações e denúncias


Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona na Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita pelo 0800-022-6461 ou WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


* Texto: Jornalista Márcio Siqueira / Fotos: Ana Chaffin /Comunicação Macaé


Divulgação:









6 visualizações0 comentário
bottom of page