top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Governo e Sesc ampliam projetos de assistência à população



O governo municipal e o Sesc-RJ estabeleceram, nesta quinta-feira (26), nova parceria que amplia a rede de projetos de assistência à população, incluindo desde atividades de fomento ao esporte e ao turismo, até o acesso a serviços de prevenção em saúde.


Através do acordo celebrado, nesta manhã, entre o prefeito Welberth Rezende e o gerente de saúde do Sesc-RJ, Marcus Bezerra, Macaé receberá por dois meses a unidade móvel que realizará - diariamente - 25 exames de mamografia e 25 exames papanicolau, preventivos e essenciais ao diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.


“É prioridade para a nossa gestão fortalecer parcerias com o Sesc que promove uma série de serviços importantes para a nossa população. Oferecer assistência em Saúde de excelência para nossa população sempre será nossa prioridade”, pontuou o prefeito.

O fluxo de realização dos exames foi discutido pelos Secretários de Saúde, Alexandre Cruz, e de Alta e Média Complexidades, Mayara Rezende, junto à analista coordenadora do projeto Sesc Saúde da Mulher, Taiane Silva.

O objetivo é facilitar o acesso das mulheres aos pedidos e encaminhamentos para a realização dos exames, cujos laudos são emitidos por equipes do Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo. Além do acesso ao laudo, a equipe da Saúde de Macaé também vai assegurar o acolhimento das mulheres com casos de diagnóstico positivos.

“Hoje nós conseguimos assegurar a assistência plena aos exames de mamografia no município. A unidade móvel do Sesc contribuirá com a nossa estratégia de ampliação da rede de assistência à Saúde da Mulher”, destacou Mayara.

A parceria entre a prefeitura e o Sesc permite também a construção de novos programas de assistência em Saúde, que irão atender outros locais e demandas da população local.

“Estamos investindo muito na rede de assistência primária, com foco na prevenção. E vamos construir com o Sesc outras ações que levem para a população de Macaé exames, informações e acolhimento”, disse Alexandre Cruz.

Unidade Móvel

A instalação da unidade móvel na Praça Washington Luiz é uma demanda apresentada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Macaé (SincoMacaé), com objetivo facilitar o acesso das mulheres macaenses, em especial as que atuam no comércio local e no setor de serviços, a exames essenciais em prevenção à Saúde.


“A proposta é buscar sempre parcerias com o governo e o Sesc para ampliar serviços de apoio e assistência aos empresários e trabalhadores do comércio e segmento de serviços”, apontou Max Lamoglia, presidente do SincoMacaé.


A relação institucional assumida pelo governo junto às instituições que representam segmentos importantes para o fomento à economia regional foi destacada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.


A reunião também contou com a participação do Secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha.

* Jornalista: Márcio Siqueira / Fotos: João Barreto / Prefeitura de Macaé


Divulgação:




DP / Delícias da Paula




15 visualizações0 comentário
bottom of page