Macaé: Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue
- Jornal Esporte e Saúde

- 9 de nov.
- 2 min de leitura

Feirinha da Roça recebeu ação / Foto: Reprodução internet
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental promoveu neste sábado (8), o Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue. A ação aconteceu no Centro, na Feirinha da Roça, na Rua Manoel Joaquim dos Reis,, Parque Aeroporto, na Praça Principal e Região Serrana, em Córrego do Ouro, em frente ao Parque de Exposições, integrou esforços para reforçar o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti neste período chuvoso e incentivar a população a manter cuidados contínuos de prevenção e conscientização sobre as arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus.
As equipes realizaram “Cevas Itinerante”, com orientações sobre arboviroses, vacinação antirrábica, controle de roedores e visitas domiciliares. O trabalho contou com distribuição de material educativo para que a população possa identificar os possíveis criadouros do Aedes aegypti e agir na eliminação dos mesmos. Na Feirinha, a aposentada Maria José dos Santos, de 76 anos, elogiou a ação.
“Gostei muito desta ação acontecer na feira .Realmente temos que ter cuidado para não termos doenças como dengue, chikungunya e Zika “, comentou a moradora do Centro.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra atualmente 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, uma redução de 75% em comparação com o mesmo período de 2024. Já o coordenador da Gerência de Vigilância Ambiental, Julinho Antunes, mesmo com a redução de 75% nos casos de dengue em 2025, anunciada pelo Ministério da Saúde em comparação a 2024, o trabalho preventivo deve continuar como prioridade, principalmente com a chegada do verão.
Vale lembrar, que dia 19 de novembro (ira) é comemorado o Dia Nacional de Combate à Dengue, data instituída pela Lei nº 12.235/2010 com o objetivo de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença.Em seu Art. 2º, a Lei prevê, ainda, que “os gestores do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde ficam autorizados a desenvolver campanhas educativas e de comunicação social, na semana que contiver o penúltimo sábado do mês de novembro”.
* Texto: Jornalista Joice Trindade / Comunicação Macaé.
Divulgação:


Contato: Tel (22) 999186608







Comentários