top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Dia D de Combate à Dengue tem ação na Praça Veríssimo de Melo


Estudantes da Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar participaram das atividades


Equipes da Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde (Cevas) realizaram na manhã desta sexta-feira (19), o Dia D de Combate à Dengue. A ação contou com a participação de estudantes da Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar.

O coordenador da Cevas, Flávio Muniz, explica que a programação contou com exibição de filmes que abordaram a importância de vistoriar a casa durante 10 minutos, o que pode salvar vidas, e também sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti.


“As crianças participaram também do circuito “Xô Mosquito”, onde elas encontraram obstáculos e tiveram que achar larvas nos depósitos que foram colocados no caminho”, contou.


Flávio detalhou ainda que os estudantes tiveram oportunidade de ver o ciclo de mosquito por meio de uma lupa. Além dessa atividade, os agentes de combate a endemias entregaram folhetos explicativos em frente à Nova Aurora.


A atividade realizada com os estudantes faz parte da Comissão de Educação e Instrução em Saúde (CEIS). Ela atua também em prontos-socorros, hospitais e em empresas particulares. “Nós trabalhamos com a prevenção e as ações são realizadas durante o ano todo, pois o mosquito Aedes aegypti não surge apenas no verão. Oitenta por cento dos focos são encontrados dentro das residências”, explicou Flávio.


As visitas domiciliares são realizadas diariamente pelos agentes de combate a endemias, para eliminar os focos do mosquito e ainda colocar telas em depósitos que não estão cobertos.


“Realizamos ações rotineiras também em pontos estratégicos, como em ferros-velhos, borracharia e terrenos baldios. No caso dos carros fumacês, é usado como último recurso, pois ele elimina o mosquito já adulto. É realizado ainda um trabalho junto com a Vigilância Epidemiológica, em que é feito um trabalho nas residências com casos positivos de dengue”, acrescentou.


O contato da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) para denúncias ou solicitações é o número 0800-022-6461. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


* Jornalista: Liliane Barboza / Fotos: Maurício Porão / Comunicação Macaé


Divulgação:



Foto arte: Reprodução internet







3 visualizações0 comentário
bottom of page