top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Curso de Libras leva formação para servidores


Formação busca contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e surdez


Contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e surdez. Esse é o objetivo do curso de Libras que está sendo ministrado pelo Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia, da Secretaria de Educação para guardas municipais e demais profissionais. O módulo segue até o mês de dezembro, com encontros na Cidade Universitária. Com a mediação da professora Lázara Amaral Bastos Pimentel, que possui duas Pós Graduações em Libras, a aula nesta quinta-feira (18) foi marcada por exemplos práticos que acontecem no dia a dia. Para ela, o curso iniciado em abril é uma conquista imensa. “Fico muito feliz de ver guardas municipais, professores e auxiliares em um curso específico de Libras. É muito importante que todos aprendam sobre. Hoje, por exemplo, a Guarda Mirim conta com um integrante com deficiência auditiva-surdez, que já foi meu aluno na rede municipal. Esta inclusão é incrível e essencial”, pontua a responsável pela área de surdez da rede municipal.

A ementa do curso é “A importância da Libras como instrumento de inclusão educacional” e no decorrer do módulo serão apresentadas abordagens como “A importância da Libras na educação dos surdos” e “Libras na escola e na vida”. Durante a aula foram destacados temas como terminologias que não são mais adotadas quanto a Libras. Já na próxima semana, serão abordados assuntos como sinais básicos e verbos. A mediadora Lázara Amaral lembrou que também serão enfocados sinais pontuais e específicos do cotidiano da Guarda Civil Municipal. “Temos 90% dos participantes que são guardas civis municipais. Este curso está sendo muito positivo”, comentou.

Os participantes elogiaram a programação. A coordenadora do Programa Social da Guarda Civil Municipal, Vanessa Lima, contou que o curso está sendo significativo para inclusão na Guarda Mirim. “Toda equipe está muito feliz. Somos a primeira Guarda Civil a qualificar nossos profissionais nesta área tão importante e os participantes serão multiplicadores de informação na Secretaria de Ordem Pública”, ressalta. Entre eles está o Guarda Municipal que atua na Patrulha Maria da Penha, Magnus de Queiroz. “É muito importante saber sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois atendemos o público . Atuamos em questões de conflito e aprender Libras vai contribuir com nosso dia a dia”, comenta. Todos os participantes terão certificados no encerramento do curso.


* Prefeitura de Macaé / Secretaria de Comunicação Social / Coordenadoria de Jornalismo

Fotos: Maurício Porão


Divulgação:



Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 / Imbetiba / Macaé / RJ






6 visualizações0 comentário
bottom of page