top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Conselho Municipal de Educação é referência no interior do estado

Atualizado: 13 de mai. de 2023


Macaé recebeu visita de gestores da Secretaria de Educação do município de Paty do Alferes / Foto: Moisés Bruno


Referência no interior do estado, o Conselho Escolar recebeu gestores da Secretaria de Educação do município de Paty do Alferes nesta quinta-feira (11), na Cidade Universitária. O objetivo foi conhecer os processos democráticos desenvolvidos em Macaé. Na ocasião, a Secretária da pasta, Leandra Lopes, destacou a importância de socializar práticas neste âmbito de gestão.


Foto: Moisés Bruno


“Macaé vai se constituindo como referência nesse trabalho de gestão democrática. Além de estimular os conselhos escolares, a prefeitura também promove a eleição de diretores e, neste ano, dobrou o investimento nas unidades escolares por meio do Programa Municipal Dinheiro na Escola (PMDE). A gente fica muito feliz em poder compartilhar e, com isso, consolidar ainda mais nosso método de gestão”, ressaltou Leandra.


Foto: Moisés Bruno


O Conselho Escolar trabalha para fortalecer o cumprimento do princípio constitucional da gestão democrática, que prevê a participação da sociedade na definição de políticas públicas e no acompanhamento de suas execuções. Os conselhos ainda exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.


De acordo com a presidente do Conselho Escolar de Paty dos Alferes, professora Verônica Brasil, a visita teve como proposta a busca de mais conhecimento sobre os processos democráticos na educação de Macaé. “A gente sabe que Macaé tem um processo solidificado. A eleição de diretores, por exemplo, acontece desde 2012 aqui em Macaé, enquanto nós ainda estamos engatinhando lá em Paty do Alferes nessa questão. Viemos conhecer como esse processo foi desenvolvido e como está sendo praticado. O objetivo é ver o que dessa prática nós vamos conseguir levar para nossa rede de ensino e estabelecer, de fato, esses princípios democráticos de forma eficaz”, disse Verônica.

* Texto: Julie Silveira / Comunicação Macaé


Divulgação:





Macaé / RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ




2 visualizações0 comentário
bottom of page