top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé conquista seis medalhas de ouro no judô


Foi o melhor rendimento por equipe do campeonato brasileiro


Atletas de Macaé conquistaram 18 medalhas durante o 8º Campeonato Brasileiro de Judô, que aconteceu no último sábado (25), em Bom Jesus do Itabapoana, noroeste do estado. Foram nove medalhas na categoria profissional, seis delas de ouro. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Ligas de Judô reuniu 600 atletas de todo o país.


O técnico da equipe macaense e competidor faixa preta, Israel Viana Ferreira (24), disse que se surpreendeu com o rendimento dos atletas. “A cidade foi muito bem representada. Mesmo com pouco tempo de judô, a equipe apresentou um alto nível técnico com o melhor aproveitamento por equipe”. 

 

Nove judocas de Macaé participaram na modalidade profissional, na qual conquistaram seis medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Outros nove atletas entre 5 a 10 anos competiram na categoria infantil e foram premiados pela sua participação. “É um incentivo. As crianças pequenas precisam de estímulo para continuar o treinamento e chegar aos 10 anos motivados para disputar o profissional” pontou José de Souza, pai do atleta Jorge Fonseca, de 7 anos.


Esporte que une a família 


Os atletas Edel Gomes e Rebeca Alexandre, pai e filha, treinam juntos há um ano. Edel (49), que é faixa amarela, ficou com a medalha de bronze na categoria master. A faixa cinza Rebeca (14), que participa de sua primeira competição oficial, trouxe a medalha de ouro na categoria Sub-15. Conquistas que deixaram a mãe e esposa Danielle Berbert cheia de orgulho. “Momento de muita tensão e emoção. Viemos com o mesmo propósito. O esporte aumentou a preocupação e o cuidado com o outro”.


Treinamento para todas as idades


O Centro de Treinamento (CT) Israel Viana Ferreira  recebe o nome do atleta faixa preta de Judô e idealizador do espaço. Ele é o sensei responsável por ensinar a filosofia e a prática do esporte para adultos e crianças a partir dos 4 anos de idade. Fundado em novembro de 2022, no bairro Sol y Mar, o CT hoje também oferece acompanhamento técnico nas modalidades de karatê, jiu-jítsu sem kimono e boxe, entre outras.





Confira os premiados na categoria profissional


- Medalha de Ouro na categoria Sênior para Israel Viana Ferreira

- Medalha de Ouro na categoria Sub-15 (até 63kg) para Rebeca Alexandre 

- Medalha de Ouro na categoria Sub-15 (até 57kg) para Raika Pietra

- Medalha de Ouro na categoria Sub-15 (até 70kg) para Ana Júlia Laurindo

- Medalha de Ouro na categoria Sub-11 (até 50kg) para Isabella Campos

- Medalha de Ouro na categoria Sub-11 (até 45kg) para Caio Ramos

- Medalha de Prata na categoria Sub-13 (até 60kg) para Maria Santiago

- Medalha de Bronze na categoria Master (até 73kg) para Edel Gomes

- Medalha de Bronze na categoria Sub-11 (até 45kg) para Igor Ramos


* Texto: Rui Porto Filho / Israel Viana Ferreira / Fotos: Arquivo dos Atletas


36 visualizações0 comentário
bottom of page