top of page

Macaé: Alunos da Escola Lions abrem volta presencial do “Visita Guiada” no Museu

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 25 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Quinze alunos do terceiro ano do Fundamental I, da Escola Municipal Lions, no Bairro da Glória, abriram a volta presencial do projeto “Visita Guiada”, do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, nesta quinta-feira (24). A visita contou com a presença do prefeito Welberth Rezende que falou às crianças sobre a importância de conhecer e preservar o patrimônio histórico do município. No final da visita, os alunos escreveram que querem doar ao Museu “amor e paz”, “livros” e “felicidade” e as mensagens foram registradas na “Árvore do Futuro”.


O projeto acontece em parceria da Secretaria Municipal de Cultura, à qual o Museu está vinculado, com a Secretaria de Educação e o objetivo é promover o tour histórico-cultural nas áreas interna e externa do Solar, na casa que tem 131 anos, à Rua Conde Araruama, 248, no Centro da cidade. Para participar da visita, os alunos presentes tinham autorização dos pais e estavam acompanhados da diretora da escola, Fabrine Almeida Medeiros Rodrigues, e do professor Luís Carlos Martins.


“Vocês estarem aqui no Museu, hoje, é muito importante para a aprendizagem. Conhecer a história e cultura de Macaé e saber como preservar tudo isto fazem parte de um novo momento da Educação pós-pandemia. Vocês precisam receber aprendizagem em sala de aula e sair da escola para conhecer o que o município tem. Através do Museu a nossa história está sempre viva”, destacou o prefeito.


ree

Também presente, o secretário de Cultura, Leandro Mussi, lembrou que essas crianças, hoje com 8 anos de idade, tinham 5, 6 anos, quando a pandemia começou. “Elas precisam dessa vivência no Museu para conhecer a nossa cultura e a nossa história. É uma aprendizagem de campo importante para a aprendizagem delas”, observou.

O professor da turma destacou os quadros de lavoura e da pesca que representam duas atividades econômicas importantes no município. Os alunos queriam saber tudo e se encantaram com o par de cadeiras de madeira que era de uma locomotiva e compõe o acervo do Museu. A diretora do Museu, Patrícia Barboza, mostrou a eles que cada objeto doado tem a sua história e eles queriam conhecer todos.

Quando o prefeito entrou no auditório do Museu, um aluno falou para ele: “o senhor parece aquele do quadro”. Welberth sorriu e disse: “Sou eu mesmo. E aqui, neste outro quadro, é o macaense Washington Luís que foi presidente do Brasil e é homenageado com o nome da praça principal da cidade”, disse o prefeito.

A diretora da escola destacou o papel do museu como facilitador da aprendizagem sensorial dos alunos que podem ver de perto a história da cidade. “É o ato de desemparedar, sair da escola e viver as sensações para uma aprendizagem significativa e real. É um ganho enorme para esses alunos estarem podendo viver esta experiência”.

Depois de

ree

conhecerem os objetos antigos doados que compõem o acervo do Museu e a história da casa, os alunos participaram de contação de histórias com a professora da rede, Rosane Carvalho, a tia Rô. O Museu está aberto para as visitas guiadas e os interessados podem agendar pelo telefone (22) 2759.5049).

* Jornalista: Elis Regina Nuffer \ Fotógrafo: Maurício Porão \ Comunicação Macaé


Patrocinado:


ree

ree

ree


Comentários


bottom of page