top of page

Macaé: Alunos da Escola Eda Daflon começam a estudar na antiga Fafima

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 7 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

ree

As mamães Lilian Nunes, de 35 anos, e Patrícia Ventapane, de 39 anos, foram buscar os filhos Leonan de Souza, de dez anos, aluno do quarto ano do Ensino Fundamental, e João Carlos, de oito anos, aluno do primeiro ano, respectivamente, no primeiro dia da Escola Municipal Eda Moreira Daflon, que passou a sediar suas atividades na antiga Fundação Educacional Luiz Reid (Fafima), no Centro. Lilian e Patrícia chegaram nesta segunda-feira (6) à portaria da escola, antes mesmo do fim do primeiro turno.

ree

- Está uma maravilha a escola aqui. Estamos muito felizes com a mudança – comentou Lilian. “Foi muito bom para alunos e pais”, complementou Patrícia. Os 653 estudantes da Escola Municipal Eda Moreira Daflon estão divididos em 26 turmas e dois turnos de aulas.

ree

De acordo com a diretora geral Rosely Rodrigues, o Ensino Fundamental da Escola Municipal Eda Moreira Daflon funciona do primeiro ao quinto ano. Ela explicou que o primeiro turno é das 7h30 às 11h30 com duas refeições: café da manhã e almoço e o segundo, das 13h às 17h, com almoço e lanche da tarde.

ree

- Nossos alunos têm entre seis e 12 anos e são acompanhados por professores e auxiliares. O espaço aqui é excelente e poderemos desenvolver todas as atividades lúdicas que proporcionem o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos – comentou Rosely.

ree

Segundo a diretora, desde o início do ano letivo de 2019, as aulas do Eda Daflon estavam sendo ministradas no prédio do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, também no Centro e desde essa segunda-feira (6) houve a migração.

ree

Alunos comemoram novo espaço físico Artur da Silva, de oito anos; Nicolas Umbelino, de nove anos; Rafaela Lopes, de 12 anos; Ana Clara Carmo, de nove anos; Luiz Felipe Santos, de nove anos; Alexia Felix, de nove anos e Leonardo Vieira, de 11 anos, comemoram na manhã desta segunda-feira a novidade: a mudança do espaço físico onde estudam. - Pretendo fazer atividades esportivas - comentou Artur. Por funcionar como uma base para as demais etapas da formação educacional, as aulas no Eda Daflon serão importantes para o processo de desenvolvimento das crianças tanto no quesito acadêmico quanto no pessoal e social, como afirmou a secretária de Educação, Leandra Lopes. - No Ensino Fundamental I, o aluno já tem acesso às tradicionais disciplinas da educação formal, os anos iniciais fazem parte da formação básica do cidadão e vamos continuar com foco no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem – assinalou a secretária de Educação. O aluno Nicolas Umbelino disse que adorou lanchar no novo espaço. “Ficou muito boa a mudança”, completou Rafaela. O pátio foi apontado por Ana Clara como um espaço físico “muito bom” da escola. “Vou adorar estudar aqui”, atestou Luiz Felipe. Alexia aprovou a nova sala de aula. “Gostei das instalações”, observou Leonardo. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental os alunos começam a aprender os conceitos educacionais — assuntos que os guiarão durante toda a educação básica —, e também aprendem a ler e escrever. O processo de alfabetização permite que os estudos se tornem mais complexos e que as crianças ampliem a sua visão de mundo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) foi alterada em seus artigos 29, 30, 32 e 87, através da Lei Ordinária 11.274/2006, e ampliou a duração do Ensino Fundamental para 9 anos, estabelecendo como prazo para implementação da Lei pelos sistemas de ensino, o ano de 2010. O Ensino Fundamental passou então a ser dividido da seguinte forma: anos iniciais, do 1º ao 5º ano, sendo que a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade e anos finais, do 6º ao 9º ano.

* Jornalista: Janira Braga \ Fotos: João Barreto \ Comunicação Macaé


Divulgação:



ree


ree

Macaé - RJ




Comentários


bottom of page